Emprego à distância de um clique

Procurar emprego é uma tarefa árdua. Somam-se a essa difícil missão a insegurança, o medo e até frustrações de situações passadas. Mas esse caminho foi facilitado pela Job Summit – A maior Feira Virtual de Emprego em Portugal, que chega com novidade: uma edição voltada à profissionais e empresas dos setores de Turismo, Hotelaria e Restauração.
O evento vai ocorrer nesta quarta (19/02), entre às 9h e 20h, com a oferta de vagas em cargos diversos. Mais de 20 empresas já confirmaram presença na Feira Virtual de Emprego e pelo menos 3.500 candidatos já fizeram a inscrição. Durante todo o dia, os interessados vão poder conversar e interagir em tempo real com as empresas e recrutadores, agendar entrevistas e se candidatar a uma vaga de trabalho.
Há oportunidades na Avis Budget Group (empresa líder no que diz respeito a soluções de mobilidade); Blue&Green (marca hoteleira do Grupo Amorim Turismo); Cervejaria Ribadouro (referência de cervejaria na capital lisboeta); DouroAzul (líder no setor de cruzeiros fluviais nacional), entre outras.
O diferencial da iniciativa é a dinâmica da organização, o recurso do chat (público ou privado) e a possibilidade de os interessados se candidatarem diretamente às ofertas apresentadas, além de ser possível o contato com diferentes áreas e localizações em tempo real, sem sair de casa ou da empresa.
A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da organização https://jobsummit.pt/. O participante poderá navegar por stands virtuais, conhecer ofertas, ter o detalhamento delas, vê áreas de recrutamento, descarregar conteúdos relevantes, além de enviar currículo e até participar de apresentações de vídeos.
A Alerta Emprego, organizadora do evento, reuniu dicas importantes em seu site para ajudar os interessados a se preparar para a feira. A estratégia passa pela escolha de um local sossegado e com um bom sinal de internet para a navegação; de um vestuário adequado à ocasião, uma vez que pode ser necessário realizar entrevistas em vídeo; bem como a elaboração de uma lista com as empresas participantes, seus valores, objetivos e a análise das ofertas disponíveis.
É importante ainda entender a cultura da empresa que oferece a vaga de seu interesse e para qual localidade a vaga é destinada. “Assim, evita-se questionar a empresa sobre informações que já estão disponíveis no stand, e não ficará mal visto aos olhos do recrutador”, aconselha a empresa organizadora, que orienta também o candidato a ser claro e estruturar uma breve apresentação personalizada para atrair a atenção do empregador.
“É compreensível que (o trabalhador) esteja à procura de uma oportunidade profissional, no entanto não foque o seu discurso apenas em si. O objetivo das conversas em tempo real com os recrutadores é demonstrar de forma autêntica como é o candidato ideal e a solução para o que a empresa procura”, aponta a organização da Feira Virtual de Emprego.