Empresa Vera Cruz deixa o Sistema de Transporte Público da RMR; linhas serão redistribuídas
A empresa entregou suas linhas ao governo de Pernambuco e aguarda a oficialização do ato. Outras operadoras assumirão as linhas restantes.
A empresa de ônibus Vera Cruz vai deixar o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). A empresa entregou todas as linhas que operava ao governo de Pernambuco no último dia 22/7 e aguarda, apenas, a efetivação do ato pelo Estado.
As linhas que ainda estavam sendo operadas pela empresa serão repassadas a outras operadoras do sistema, como Borborema, Empresa Metropolitana e São Judas Tadeu.
Por nota, a Vera Cruz questionou a informação de que teria sofrido uma nova sanção pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), com a transferência de mais 14 linhas nos próximos dias.
“A Vera Cruz informa que, diferentemente do que foi veiculado anteriormente na imprensa, a empresa não sofreu, sob qualquer hipótese, nenhuma sanção administrativa, tendo feito a entrega das linhas por livre e espontânea vontade. A empresa reitera também que será respeitado o cronograma de atividades, ainda a ser acordado com o CTM”, informou a Vera Cruz à Coluna Mobilidade.
Decisão de sair do sistema seria irrevogável
A empresa enviou, ainda, a carta protocolada no CTM no dia 23/7 e que comprova a efetivação da devolução das linhas. No documento, que tem como referência a desistência da operação de todas as linhas de transporte sob permissão da Vera Cruz, a operadora voltou a usar os mesmos argumentos que apresentou em abril, quando pediu para transferir e permutar parte da operação.
A empresa alega que a operação vem sendo deficitária sob o ponto de vista econômico-financeiro há anos, o que tem provocado “severos prejuízos” que comprometem a manutenção dos serviços regulares de transportes.
E segue afirmando que a decisão não tem volta. “Entendemos não ter mais sentido operar todas as nossas linhas de transporte por ser economicamente inviável. Assim, manifestamos formalmente a nossa desistência definitiva e encerramento das atividades operacionais, em caráter irrevogável, de forma amigável, a partir do dia 23 de julho”.
14 linhas da Vera Cruz passarão para Borborema e Metropolitana. Outras 12 já tinham sido transferidas
As linhas de ônibus da Vera Cruz serão transferidas para outras operadoras do sistema. Em abril, a Vera Cruz teve 12 linhas transferidas para outras operadoras depois de pedir ao governo de Pernambuco – gestor do sistema de ônibus na RMR – para devolver e transferir parte de sua operação.
Agora, serão outras 14 linhas de ônibus que terão a operação transferida para a Borborema e a Metropolitana, já consultadas oficialmente pelo CTM. Cada uma assumirá sete linhas. As duas já teriam confirmado o interesse e as condições operacionais para assumir a nova rede.
Linhas a serem transferidas para a Empresa Borborema:
124 – VILA DO SESI/TI TANCREDO NEVES
125 – CÓRREGO DA GAMELEIRA/TI TANCREDO NEVES
151 – JARDIM JORDÃO/TI AEROPORTO
152 – JORDÃO BAIXO/TI AEROPORTO
153 – JORDÃO ALTO/TI AEROPORTO
154 – JORDÃO (BACURAU)
155 – JORDÃO BAIXO/BOA VIAGEM
Linhas a serem transferidas para a Empresa Metropolitana:
126 – UR-03/TI TANCREDO NEVES
131 – UR-02 (BACURAU)
132 – UR-02 (IBURA)/TI TANCREDO NEVES
134 – LAGOA ENCANTADA/TI TANCREDO NEVES
141- JARDIM MONTE VERDE/TI TANCREDO NEVES
143 – UR-06/TI TANCREDO NEVES
168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)