Enem 2023: Psicóloga dá Dicas para a Semana Antes da Prova Deste Domingo (12)

 Enem 2023: Psicóloga dá Dicas para a Semana Antes da Prova Deste Domingo (12)

Foto: Freepik

A proximidade da segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, agendada para este domingo (12.11), traz consigo uma onda de ansiedade que envolve os mais de 3,9 milhões de candidatos, para quem o Enem representa o principal acesso às universidades do Brasil, sejam elas públicas ou privadas. Em meio a esse cenário de expectativa e preparação intensiva, a psicóloga Fátima Carvalho, do Colégio Salesiano Recife, compartilha insights cruciais para enfrentar a última semana antes do desafio que se aproxima.

O desgaste ao longo do ano em preparação para o Enem é notável. Agora, o foco deve ser priorizar atividades que proporcionem tranquilidade. Nesta semana crucial, é essencial preencher o tempo com prazeres pessoais para alcançar a serenidade necessária para enfrentar a prova“, orienta Fátima. A psicóloga destaca a importância de praticar atividade física, não apenas como preparação para o Enem, mas como uma prática para a vida. “Além de contribuir para o bem-estar físico, a atividade física melhora a saúde mental, alivia a tensão e relaxa a mente“, complementa.

Para aqueles que optam por estudar nesta semana, Fátima recomenda revisar de maneira leve e objetiva, utilizando recursos como videoaulas, simulados, leitura de resumos ou resolução de questões. Além disso, o sono é apontado como um aliado fundamental nesses dias finais. “Mantenha horas de sono suficientes para descansar o corpo e a mente, permitindo uma absorção mais eficaz do conteúdo estudado e garantindo energia para o dia da prova“, destaca a psicóloga do Salesiano Recife.

No dia anterior ao exame, Fátima sugere momentos de relaxamento, como assistir a um filme ou série, ler algo divertido ou passar tempo com amigos e familiares. No dia da prova, uma boa alimentação e a verificação antecipada da documentação são cruciais, recomendando sair de casa com antecedência para evitar estresse com o relógio. Com essas estratégias psicológicas, a psicóloga visa contribuir para que os participantes enfrentem o Enem 2023 com confiança, equilíbrio emocional e preparação sólida.

Documentação obrigatória para o Enem 2023:

• Documento de identificação válido (digital ou físico);

• Cartão de confirmação de inscrição;

• Caneta(s) esferográfica(s) de tinta preta, com tubo transparente;

• Declaração de comparecimento impressa, caso o candidato necessite de justificativa de presença no exame.

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *