Eriberto Medeiros alerta sobre transferência do 20º BPM de São Lourenço: “Pode resultar no caos” Deputado defende permanência do batalhão diante dos altos índices de violência no município e cobra ação técnica do Governo do Estado.
Deputado defende permanência do batalhão diante dos altos índices de violência no município e cobra ação técnica do Governo do Estado.

Foto: Divulgação
O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) manifestou preocupação com a possibilidade de transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata para outra cidade. Em pronunciamento na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22/04), o parlamentar considerou um “equívoco que pode resultar no caos, a remoção do 20º BPM”.
Os dados da Secretaria de Defesa Social mostram que, em 2024, São Lourenço teve 86 homicídios. Em números relativos, a cidade somou 50,3 homicídios para 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, o Brasil registrou taxa de 23,4 mortes por 100 mil habitantes no mesmo período.
De acordo com o Fórum Nacional de Segurança Pública, São Lourenço aparece no ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil e está entre as cinco cidades pernambucanas mais violentas, ocupando a terceira posição.
Segundo o deputado Eriberto, “o prefeito Vinicius Labanca tem colaborado com ações concretas para reduzir a violência“, fortalecendo a Guarda Municipal com o aumento do efetivo, universalizando a iluminação pública com luz de LED, cuidando dos espaços de convivência para que a população esteja nas ruas, aumentando a sensação de segurança.
“Mas o Governo do Estado precisa fazer sua parte, analisando tecnicamente e não politicamente as ações da segurança pública. Para garantir o combate à violência, inclusive, é preciso valorizar os profissionais da segurança pública, ampliando os quadros e oferecendo melhores condições de trabalho e remuneração“, afirmou Eriberto.
“Nesse sentido, transferir o 20º Batalhão é um equívoco, que pode resultar no caos, pelas mãos do crime organizado e da ausência da força policial“, definiu. O parlamentar ressalva que, se necessário, o Governo amplie o efetivo disponível ou construa um novo batalhão para a outra cidade, desde que não leve prejuízos a São Lourenço.
Fizemos o alerta, em pronunciamento na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, que a possível transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata é um equívoco que pode resultar no caos.