Escola de teatro na periferia de Recife oferece bolsas de estudo para Curso Avançado

 Escola de teatro na periferia de Recife oferece bolsas de estudo para Curso Avançado

Foto: Lucius Teixeira

Quando não está por trás das câmeras dirigindo os longas da franquia “Recife Assombrado” ao lado de nomes como Vitória Strada e Daniel Rocha, Adriano Portela está nos palcos. O cineasta pernambucano é diretor da Cobogó das Artes, escola de teatro localizada em Areias, bairro de Recife.

Em maio, o projeto lança o Curso de Teatro Avançado, e a intenção de Portela é garantir o acesso da maior quantidade possível de atores interessados, mas que enfrentam o desemprego ou dificuldades financeiras. Para isso, o Curso Avançado de teatro da Cobogó das Artes contará com bolsas de estudo para os estudantes interessados em acompanhar as aulas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de maio.

— A Cobogó é um projeto artístico social, fundado na periferia da cidade. O grande objetivo da escola é atrelar a arte ao social. Recebemos muitos alunos com o sonho de fazer arte, seja teatro, dança ou música, mas que enfrentam algum tipo de dificuldade em pagar por aulas em outros locais — observa Adriano.

A oferta de soluções para o empecilho financeiro é prática na Cobogó. Hoje, a escola já conta com 20 alunos bolsistas nas demais turmas.

— A intenção das bolsas é possibilitar que alunos que concluíram o curso de iniciantes, mas que não tem a condição financeiro de continuar a formação, possam cursar. As bolsas também podem auxiliar artistas já formados, mas que sem trabalho acabam tendo pouco dinheiro, o que faz com que eles fiquem sem um grupo de teatro — conta o diretor.

A empregabilidade de profissionais do teatro também é um dos objetivos de Portela, e não apenas com o curso. A Cobogó das Artes busca, além das oportunidades de aprendizado, abrir oportunidades de trabalho.

— Temos muitos alunos que dão aulas de teatro na casa, e recebem pelo trabalho realizado aqui. O que acontece é que muitas pessoas que entram na Cobogó, acabam trabalhando no próprio processo — diz Portela.

Esse é um ciclo que dá resultados não somente na Cobogó, mas no Recife como um todo. Adriano observa casos de alunos que, ao entrar em contato com o teatro pela cidade, se interessam pelas artes e se formam na escola. Depois, compartilham o talento de volta com a comunidade.

— Um dos nossos alunos, que foi bolsista na Cobogó, se interessou pelo teatro depois de assistir a uma peça sobre o combate ao uso do de álcool, apresentada por um grupo que passa pelas escolas públicas do Recife. Depois de assistí-la, ele procurou a Cobogó, se formou conosco, e hoje trabalha com esse mesmo grupo — se orgulha Portela.

O Curso de Teatro Avançado recebe inscrições até o dia 11 de maio. Interessados podem entrar em contato com a Cobogó das Artes pelo perfil oficial da escola, ou pelo telefone de contato. A duração é de dois anos, sendo o primeiro voltado para a teoria e a prática, e o segundo para produção e montagem de um espetáculo teatral.

Valorização regional no cinema

Portela se esforça para promover a cultura local não apenas nos palcos, mas também nas telonas. O diretor acaba de encerrar as gravações de “Recife Assombrado 2 – A Maldição de Branca Dias”, filme de terror e suspense cheio de referências às lendas urbanas da capital pernambucana. A sequência conta com Vitória Strada (“Salve-se Quem Puder”) e traz o retorno de Daniel Rocha (“Terra e Paixão”), protagonista do primeiro filme.

— Para a continuação, vamos trazer uma espécie de geografia do medo, mapeando os locais mais assustadores da região e suas curiosidades. Será um thriller para deixar os espectadores apreensivos e com medo de sair do escurinho da sala de cinema para pegar o “busão” de volta para casa. Não estamos apenas contando estórias dos personagens, mas de Recife como um todo — conta o pernambucano.

Mais informações sobre o curso e a escola Cobogó das Artes:

https://www.instagram.com/cobogodasartes/

Instagram oficial Adriano Portela: https://www.instagram.com/adriano.portelaa/

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *