Especialistas debatem efeitos da saúde muscular e bucal no cérebro dos idosos em evento no Recife

Arena promovida pela SBGG-PE destaca a importância da prevenção da sarcopenia e do cuidado oral na preservação das funções cognitivas.

 Especialistas debatem efeitos da saúde muscular e bucal no cérebro dos idosos em evento no Recife Arena promovida pela SBGG-PE destaca a importância da prevenção da sarcopenia e do cuidado oral na preservação das funções cognitivas.

Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional Pernambuco (SBGG-PE) promoveu, nesta quinta-feira (24), uma arena no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O objetivo do encontro foi discutir como a saúde muscular e bucal pode influenciar o funcionamento cognitivo de pessoas idosas.

A presidente da SBGG-PE, a geriatra Sandra Brotto, abriu o encontro com uma palestra sobre sarcopenia, condição caracterizada pela perda progressiva de massa e força muscular. Ela destacou a suplementação proteica como uma aliada importante na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência.

Na sequência, o odontogeriatra Antonio Moura trouxe a palestra “O déficit cognitivo pode começar pela boca?”, abordando pesquisas que relacionam a má saúde bucal com o comprometimento das funções cognitivas na terceira idade.

O geriatra Rodrigo Patriota atuou como mediador da arena e reforçou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar no cuidado com os idosos. “Incorporar avaliações regulares de força muscular e da saúde oral no acompanhamento geriátrico pode antecipar sinais precoces de declínio cognitivo, permitindo intervenções que melhorem a autonomia e a qualidade de vida dos idosos”, afirmou.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *