Estreia do espetáculo “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras” no Teatro Marco Camarotti

Peça celebra a força criativa feminina com dança, poesia e cultura popular.

 Estreia do espetáculo “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras” no Teatro Marco Camarotti Peça celebra a força criativa feminina com dança, poesia e cultura popular.

Foto: Morgana Narjara

O Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, Recife, será palco do espetáculo “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras”, nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, às 19h30. Com direção de Natalie Revorêdo, a montagem é fruto de um processo artístico-colaborativo, desenvolvido a partir do projeto “CorpoLuz: Germinar para Florestar – Ramificando Narrativas como Dramaturgia Cênica Coletiva”. O elenco, composto por mulheres potentes e criativas, compartilha o desejo de libertação e autodescoberta por meio da arte.

O espetáculo propõe uma jornada sensorial e poética composta por múltiplas facetas da vivência feminina. Com uma fusão de dança, música, performance e rituais simbólicos, “EMPLUMADAS” utiliza o ato de voar como metáfora para o poder de quebrar amarras e transcender as sombras da própria existência. A obra aborda temas que vão desde as festas populares nordestinas, como a quadrilha, até representações do sertão e da figura da boiadeira, instigando reflexões profundas sobre a vida e a resistência das mulheres.

A narrativa traz cenas que evocam rituais ancestrais e simbolismos femininos marcantes, como o “Ritual das Mulheres Água” e a performance das “Mulheres Terra”. Elementos da cultura popular brasileira também estão presentes, como o canto de proteção inspirado nas tradições do Cavalo Marinho e a Capoeira, propondo uma releitura das nossas raízes culturais, misturadas à contemporaneidade das artistas em cena.

Natalie Revorêdo, diretora do espetáculo, descreve o processo criativo como uma construção coletiva, onde cada integrante do elenco e da produção contribuiu com suas vivências e vozes. “É uma celebração da potência feminina, de como cada uma de nós, com nossas histórias e nossos corpos, compõe um universo rico em nuances e significados”, afirma Natalie.

Os encontros artísticos que deram origem a “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras” foram conduzidos por Natalie Revorêdo, com a colaboração de artistas convidadas. Briê Silva, Flaira Ferro, Surama Ramos, Sandra Rino e Lau Veríssimo participaram do processo criativo, enriquecendo a construção do espetáculo junto às alunas e ampliando as possibilidades artísticas e colaborativas da obra.

Além da força artística, o espetáculo promove a solidariedade. Os ingressos podem ser adquiridos no local por R$ 10,00, via Pix, ou trocados por absorventes. Toda a renda será destinada a uma instituição que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social.

FICHA TÉCNICA:

Espetáculo “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras”

Processo de criação artístico-colaborativa a partir da vivência no projeto “CorpoLuz: Germinar para Florestar – Ramificando Narrativas como Dramaturgia Cênica Coletiva” 

Direção: Natalie Revorêdo

Produção: Natasha Santiago, Camila Martins Ribeiro

Assistente de Produção: Júlia Arruda

Iluminação: Aurora Jamelo

Design: Priscila Avelin 

Assistente de direção: Bruna Desirêe

Elenco, produção e roteiro:

Babi Jácome, Brenda Lima, Briza Morais, Chell Moriim, Cléo Lima, Daiane Rebelo, Diana Cardona Guillén, Duda Gomes, Dulce Araújo, Ellen Salez, Evellyn Lima, Gabi do Carmo, Gal Conti, Lane Luz, Letícia Lima, Lu Tognon, Lucinha Tavares, Maduh Luz, Marial, Marina Mar, Mayara Narin, Mayra Clara, Natali Assunção, Nathalia Queiroz, Olga Valença, Priscila Nunes, Ruana Fontinelly, Sindy Mason, Vívian Marvel.

Assessoria de imprensa: Dea Almeida (Alcateia Comunicação e Cultura)

SERVIÇO:

Espetáculo: “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras”

Datas: 01 e 02 de outubro de 2024

Horário: 19h30

Local: Teatro Marco Camarotti, Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, 1-101 – Santo Amaro, Recife)

Ingressos: R$ 10,00 (Pix) ou absorventes (renda revertida para uma instituição de apoio a mulheres)

Incentivo: Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE)  

Informações: (81) 98236-3777

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *