EUA Veem o Brasil como Parceiro Estratégico para Cadeias de Suprimentos
Os Estados Unidos consideram o Brasil como um parceiro estratégico em potencial para discussões sobre cadeias de suprimentos, de acordo com a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo. Após a 12ª reunião do fórum de CEOs brasileiros e norte-americanos, Raimondo destacou que o Brasil é ainda mais atrativo para o “friendshoring“, termo que se refere à busca por parcerias comerciais com países que compartilham valores e interesses.
“A realidade é que, apesar de estarmos trabalhando para assegurar parte da nossa cadeia de suprimentos, principalmente a de semicondutores, não podemos fazer tudo nos EUA. O que significa que estamos apostando na cooperação com nossos aliados em todo o mundo para o ‘friendshoring’ e o Brasil está no topo dessa lista“, afirmou Raimondo em uma conversa com jornalistas.
A secretária norte-americana ressaltou que as cadeias produtivas não podem depender de uma única origem e que os Estados Unidos estão buscando fortalecer parcerias internacionais. Segundo ela, a relação comercial entre Brasil e EUA entrará em uma nova era, destacando o Brasil como uma potência na agricultura, tecnologia climática, minerais e setores em crescimento na economia global.