Famtour estimula turismo comunitário na Ilha de Deus e Bomba do Hemetério

 Famtour estimula turismo comunitário na Ilha de Deus e Bomba do Hemetério

FocusArea=000000000

A próxima edição da Famtour, realizada pela RECRIA – Rede Nacional de Turismo Criativo do Brasil, acontece nesta terça (30), com o objetivo de desenvolver o empoderamento e movimentar a economia local das comunidades do Recife. As comunidades contempladas desta vez são Ilha de Deus e Bomba do Hemetério, que receberão 50 guias que serão estimulados a acrescentarem o turismo de base comunitária e as suas diversas riquezas culturais em seus roteiros turísticos. Dança popular, música, artes plásticas e gastronomia estão entre as experiências que os guias irão vivenciar de forma imersiva nas comunidades. A vivência acontece das 9h às 17h.

O roteiro terá inicio na Ilha de Deus às 9h30, após o desembarque do Catamaran. A recepção será comandada pela Cia de Dança Nativos, que fará uma apresentação ao estilo do grupo: centrada na relação homem-território. Logo após, os visitantes farão uma caminhada panorâmica pelo local, conhecendo o processo de catação do sururu, plantio de muda de mangue e a Ponte Vitória das Mulheres. A viagem também prevê visita ao Hostel Social Ilha de Deus, cujo “turismo de base comunitária” foi engatado pela ONG Saber Viver em 2015.

Os guias também poderão aprender sobre a cultura através da palestra com Edy Rocha e conhecerão a gastronomia local por meio da chefe Negralinda, que abrirá as portas do seu Ilha de Deus Bistrô, oferecendo, além das delícias, uma oficina para os visitantes.

Às 14h, os guias seguem  para a Bomba do Hemetério, onde visitam o Ateliê Arte Plena, de Leopoldo Nóbrega (responsável pela grande escultura do Galo 2019). A equipe irá assistir uma apresentação do Maracatu Raízes de Pai Adão, de tradição Nagô. A segunda parte da vivência termina na Praça da Bomba com um cortejo festivo do Boi Malabá, fundado em 1987, cuja tradição é repassada por herança pelos membros do grupo. E não poderia faltar uma visita degustativa ao Espetinho da Ceça, tradicional restaurante que funciona há mais de 15 anos no local.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *