Fecomércio PE Realiza Websérie sobre Gastos Governamentais e Recuperação Econômica A Websérie trouxe especialistas para debater o impacto dos gastos públicos na economia e no setor privado, destacando a importância do diálogo entre política e economia.
A Websérie trouxe especialistas para debater o impacto dos gastos públicos na economia e no setor privado, destacando a importância do diálogo entre política e economia.
Nas últimas quarta (14) e quinta-feira (15), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio-PE, realizou a Websérie “O papel dos Gastos Governamentais na Recuperação da Economia”. O debate contou com a presença de economistas e cientistas políticos de universidades pernambucanas e a mediação do economista da Fecomércio, Rafael Lima.
No primeiro dia, a jornalista e doutora em ciência política, Priscila Lapa, e o professor da UFRPE e PhD em economia, Luiz Maia, debateram o tema ‘Políticas fiscais adotadas em crises econômicas’: “Conseguimos lançar luzes sobre vários debates que precisam ser enfrentados, mas não apenas do ponto de vista acadêmico, que possamos pautar as políticas no Brasil olhando para isso. Tem coisa que vai ser ruim de enfrentar, como a reforma da previdência, parece que já resolvemos, mas não resolvemos. Continuamos com problemas, então, enquanto trazemos esses debates de forma mais lúcida, contribuímos para que essa agenda fique mais clara”, destacou Lapa
“A iniciativa da Fecomércio tem um papel extraordinário, nesse sentido de reunir pessoas em torno de debates que realmente importam. É sempre importante lembrar que a solução para um país mais envolvido, mais próspero vem de muitos momentos como esse em que nos dedicamos por um momento a pensar o papel do setor público, setor privado”, analisou Luiz Maia.
Já no segundo encontro, o ‘Impacto dos gastos governamentais no setor privado’ foi discutido pelo professor de Economia da UFRPE, André Melo, e pelo professor de Ciência Política e coordenador do mestrado em Políticas Públicas da UFPE, Ernani Carvalho: “Acredito que a Fecomércio deve reproduzir essas iniciativas. Trazer esse debate sobre a aplicação do gasto governamental, entender como se dão essas aplicações de governo para elevar a prosperidade do Estado, é muito importante”, afirmou Carvalho.
O professor André Melo também elogiou a iniciativa. “É muito importante reunir a academia, para levantar questões importantes para o setor”, disse.
A Websérie acontece em parceria com o Sebrae e Cartão do Empresário. A temática abordada nos encontros buscou transmitir aos espectadores a teoria sobre as influências dos gastos do governo na iniciativa privada e suas consequências.
“Compreender os gastos públicos auxilia na desmistificação dos fluxos econômicos, na identificação das necessidades de investimentos estatais estratégicos e na avaliação de problemas quando esses gastos são mal executados. Trata-se de um tema relevante em um contexto eleitoral, especialmente no que se refere à votação de orçamentos; a política e a economia são extremamente complementares e até mesmo indissociáveis”, apontou Rafael Lima.
A secretária executiva do Instituto Fecomércio, Wilma Fonseca, destacou a relevância da temática escolhida para a edição do debate: “Esta websérie foi de grande importância para todos os que desejam compreender as complexas interações entre políticas públicas e economia, oferecendo ótimas percepções para a tomada de decisões mais embasadas em momentos de recessão”, afirmou.
A transmissão foi realizada através do canal no YouTube da Fecomércio PE e está disponível para o público.