Fifa e Uefa suspendem seleção e clubes da Rússia de todas as competições internacionais de futebol

 Fifa e Uefa suspendem seleção e clubes da Rússia de todas as competições internacionais de futebol

A Fifa e a Uefa anunciaram nesta segunda-feira (28) que a seleção da Rússia e os clubes do país foram suspensos por tempo indeterminado.

Com isso, tanto a equipe nacional russa quanto os clubes russos serão impedidos de participarem em competições internacionais.

A seleção da Rússia estava na chave B dos playoffs das eliminatórias da Copa do Mundo 2022, com confronto marcado contra a Polônia.

A Uefa ainda não informou como irá arrumar as partidas. Há chance da Polônia se classificar diretamente para o duelo contra o vencedor de Suécia x República Tcheca, mas também há possibilidade da Eslováquia, que ficou atrás da Rússia na classificação, ganhar a ida aos playoffs.

Já a Europa League conta com o Spartak Moscou nas oitavas-de-final. O adversário seria o RB Leipzig, da Alemanha, que deve se classificar automaticamente.

Em comunicado conjunto, os presidentes da Fifa e da Uefa pediram paz na Ucrânia para que o futebol possa voltar à sua situação normal.

“O mundo do futebol está unido em solidariedade às pessoas afetadas na Ucrânia. Os presidentes das entidades esperam que a situação na Ucrânia possa melhorar rapidamente, para que o futebol possa ser novamente um vetor de unidade e paz entre as pessoas”, escreveram.

Além das suspensões, a Uefa também encerrou nesta segunda-feira seu contrato de patrocínio com a Gazprom, gigante do gás natural que pertence ao Governo russo.

A empresa era uma das principais anunciantes das competições da Uefa, como a Champions League.

Com informações do ESPN

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *