Funase integra 4ª edição do projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo”, com foco em cultura e cinema

Ação do CNJ promove experiências audiovisuais, debates e trocas culturais entre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades da Funase de Pernambuco.

 Funase integra 4ª edição do projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo”, com foco em cultura e cinema Ação do CNJ promove experiências audiovisuais, debates e trocas culturais entre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades da Funase de Pernambuco.

Foto: Milena Trajano, gestora do Case Santa Luzia

Abrindo a passagem para novos horizontes, através da literatura, o projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” retorna, nesta quinta-feira (3), em sua 4ª edição para explorar possibilidades de viver e sonhar com adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O projeto, que alcança socioeducandos do Brasil inteiro, é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e vai seguir durante os dias 4, 8 e 9 de julho. O principal objetivo do Os Caminhos Literários é oportunizar aos adolescentes uma experiência rica a partir da leitura, cultura, bem como a troca com artistas e socioeducandos de todo país.

A programação deste ano é focada também, em experiências audiovisuais promovendo debates com diversos profissionais como: escritores, dramaturgos, cineastas, atores, jornalistas, artistas visuais e etc. As atividades serão realizadas de forma híbrida, logo, parte dos eventos ocorrerão de forma remota possibilitando que os adolescentes tenham contato com socioeducandos do país inteiro. Além disso, haverá sessões de exibição de curtas que serão realizadas presencialmente dentro das unidades, bem como as externas, por meio de visitas a museus e outros espaços culturais.

Vale destacar que o projeto promove a afirmação de direitos fundamentais como a cultura para jovens que estão atravessando o sistema socioeducativo, como explica a coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, Heveliny Sousa: “ao incentivar reflexões e o autoconhecimento contribuímos para o desenvolvimento do protagonismo desses jovens. Neste ano, o tema é ‘Adolescências em Cena’, visando dar acesso a esses adolescentes que estão sendo socioeducandos ao universo cinematográfico que é tão rico em nosso país”, explicou.

Nesta edição, participarão os que cumprem medida nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case’s) de Arcoverde, de Jaboatão e de Vitória de Santo Antão. Destaca-se a participação inédita das unidades de Jaboatão e Arcoverde, ampliando o alcance do evento e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a transformação social. Desta forma, a iniciativa oferece aos adolescentes atendidos um espaço de valorização da palavra, da escuta e dá esperança, elementos essenciais para construção de uma socioeducação plural.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *