Funase leva mais de 500 peças artesanais produzidas por socioeducandos à 25ª Fenearte Itens feitos em oficinas nas unidades da fundação estarão à venda no estande 582, com renda revertida para famílias e continuidade das atividades educativas.
Itens feitos em oficinas nas unidades da fundação estarão à venda no estande 582, com renda revertida para famílias e continuidade das atividades educativas.

Foto: Cássia Christine
Nos dias 9 e 20 de julho, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), participará da maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, contará com um estande recheado de peças produzidas pelos próprios socioeducandos que estarão disponíveis para compra, contribuindo, assim, com as oficinas na instituição.
Nesta 25ª edição, a Funase levará mais de 500 confeccionadas durante oficinas realizadas em sete unidades socioeducativas, que vão da Região Metropolitana ao interior do estado. Com valores a partir de R$ 5, as produções manuais incluem itens de artesanato, costura, marcenaria e reciclagem. Vale destacar que metade da renda arrecadada será destinada às famílias dos próprios adolescentes, e a outra metade será revertida para a continuidade das oficinas nas unidades socioeducativas.
Além do estande, a expectativa é de que pelo menos dois adolescentes de cada uma das 21 unidades socioeducativas participem das oficinas gratuitas oferecidas na Fenearte ao longo dos 12 dias de programação. Com temas voltados à transmissão de saberes, à valorização dos mestres e à preservação das tradições artesanais, essas atividades prometem ser um dos momentos mais aguardados pelos jovens socioeducandos.
Para Heveliny Sousa, coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, “a participação da Funase na Fenearte é uma forma concreta de mostrar à sociedade o potencial criativo dos adolescentes e o impacto positivo das ações socioeducativas. Estar na maior feira de artesanato da América Latina é, para esses jovens, uma oportunidade de reconhecimento, pertencimento e construção de novos caminhos”.
A Funase, que participa da Fenearte desde sua 2ª edição, reforça, mais uma vez, o potencial transformador do artesanato na vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Ao ocupar esse espaço de destaque, a instituição reafirma seu compromisso com a valorização da criatividade, a promoção da inclusão e a construção de novas oportunidades para os jovens atendidos.
Serviço
O que é: Funase participa da 25ª Fenearte
Quando: De 9 a 20 de julho
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda
Estande: Setor Redes Solidárias, nº 582
O que encontrar: Mais de 500 peças artesanais produzidas por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com valores a partir de R$ 5