Funase marca presença na I Reunião Técnica do FONACRIAD 2025, em São Paulo Evento reuniu gestores e especialistas para debater políticas socioeducativas; Gil do Vigor elogia avanços da Funase.
Evento reuniu gestores e especialistas para debater políticas socioeducativas; Gil do Vigor elogia avanços da Funase.

Foto: Marcelo Machado/FONACRIAD
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participou, de 26 a 28 de março, da I Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (FONACRIAD 2025), realizada em São Paulo. O evento reuniu gestores federais e estaduais, além de especialistas da área, para debater políticas públicas voltadas ao atendimento socioeducativo no Brasil. Com o tema “Mentes que Transformam: Saúde Mental dos Adolescentes e Servidores do Sistema Socioeducativo”, o encontro destacou iniciativas voltadas para a área e aprimoramento das diretrizes do sistema socioeducativo.
A delegação pernambucana foi liderada pela presidente da Funase, Raissa Braga, acompanhada da superintendente do Trabalho e Educação (SUTED), Simone Gonzaga; da superintendente da Política de Atendimento (SUPAT), Carolinne Fernández; da assessora técnica e metodológica da SUPAT, Marcela Mariz; e da coordenadora do Eixo Saúde, Adne Kelly Mafra. A equipe apresentou as ações do Eixo Saúde voltadas para jovens e agentes socioeducativos, além de um estudo de caso sobre iniciativas implementadas para fortalecer a integração social e o bem-estar dos socioeducandos e dos servidores da instituição.
Durante o evento, Raissa ressaltou a importância de participar de eventos como esse: “a presença da Funase neste fórum é essencial para fortalecer ainda mais as nossas políticas socioeducativas. Junto ao Governo de Pernambuco, estamos comprometidos em promover uma transformação real na vida dos adolescentes, com foco na educação e no desenvolvimento de oportunidades que assegurem um futuro mais promissor para todos.”
Um dos momentos marcantes do encontro foi a participação do economista, influenciador e pesquisador Gil do Vigor, que parabenizou Raissa pelos avanços conquistados pela Funase, incluindo a redução dos índices de reincidência entre os jovens atendidos. Como parte de seu PhD na Universidade de Chicago, Gil realiza uma pesquisa sobre o impacto da educação na trajetória dos socioeducandos de Pernambuco. Em 2024, ele visitou o Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, onde conheceu a estrutura da unidade, acompanhou medidas socioeducativas aplicadas e palestrou sobre a importância dos estudos para o futuro dos adolescentes. Durante sua participação no FONACRIAD, ele destacou a relevância da conscientização sobre os riscos da criminalidade e do homicídio na trajetória dos jovens, enfatizando o papel protetivo da educação nesse contexto.
O evento também contou com a presença da secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, e 21 gestores de diferentes estados do Brasil . Um dos principais momentos foi a construção coletiva da Carta do FONACRIAD 2025, documento que consolidará as diretrizes debatidas ao longo do encontro e servirá como referência para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao sistema socioeducativo.
A participação da Funase no FONACRIAD 2025 reafirma o compromisso da instituição e do Governo de Pernambuco com o fortalecimento das políticas socioeducativas, investindo na integração social e no desenvolvimento de oportunidades para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O avanço nas ações implementadas reforça a importância de um sistema mais eficiente, humanizado e comprometido com a transformação social.