Fundos de Ações: como escolher?

Melissa Belmiro
Existem diversos tipos de fundos de investimentos. Dentre os mais comuns: renda fixa, multimercado, ações, crédito privado, cambiais e ouro.
Hoje vamos conhecer melhor os fundos de ações e quais os critérios que utilizamos na hora de avaliar e escolher esse tipo de ativo.
O que são fundos de ações?
Também conhecidos como FIA, os fundos de investimentos são organizados em formato de condomínio. Cada investidor irá deter cotas que serão administradas pelo gestor do fundo. Tudo isso reunido em um único CNPJ.
Como característica principal, a carteira de um FIA deve ser composta por no mínimo 67% de ações negociadas em mercados organizados, como bolsas de valores, ou em outros ativos relacionados a esse segmento.
O investidor adquire as cotas do fundo buscando valorização do preço da cota no mercado. Para que o trabalho do gestor seja viabilizado existem algumas taxas cobradas, além do custo de IR que incide sobre esse tipo de investimento.
Quais são as taxas e custos?
Taxa de administração
É cobrada pela administração e que remunera os profissionais e empresas envolvidas no fundo: Gestor, Administrador, Custodiante, Distribuidor e Auditor.
A taxa de administração costuma flutuar entre 0,5% e 3%, ou seja, um percentual anual que incide sobre o patrimônio líquido dos fundos de investimentos.
Taxa de Performance
Percentual que incide sobre a rentabilidade que exceder o benchmark (balisador). Para os FIAs essa taxa costuma ser de 20% sobre o excedente. Trata-se de um bônus ao gestor que supera o objetivo estabelecido pelo fundo.
Imposto de Renda
O IR que incide sobre os fundos de investimento de ações é cobrado sobre o rendimento bruto do fundo no momento do resgate. A alíquota de IR é de 15% e incide sobre o total da rentabilidade.
Critérios Importantes para Escolher um FIA
01 – Acesse a lâmina de informações essenciais
Este é o primeiro passo para conhecer melhor o fundo de investimento. Nessa lâmina você terá acesso a informações importantes sobre a gestão do fundo, política, taxas, rentabilidade.
02 – Verifique se a estratégia do fundo e o objetivo é condizente com os seus objetivos
03 – Analise a composição da carteira e rentabilidade
Se você vai aplicar seu dinheiro em um fundo de investimento, deve saber quais são os ativos escolhidos pelo gestor e se a estratégia apresentada gera retornos consistentes.
Lembre-se que se trata de um fundo de ações, então a carteira possui um pouco mais de volatilidade em comparação com um fundo de renda fixa. O gestor consistente é aquele que gera resultados no longo prazo.
Alguns gestores são ativos em seus canais de contato e você pode tirar dúvidas, caso precise.
04 – Taxas Justas
Verifique se o fundo te cobra taxas de administração e performance justas, dentro do que é praticado no mercado.
Nesta comparação, você deve utilizar fundos com características semelhantes.
05 – Prazo de liquidação e resgate
Se precisar se desfazer de suas cotas por algum motivo, é necessário saber em quanto tempo a cota se converterá em dinheiro e retornará para você.
Estes são alguns dos critérios que utilizamos na hora de escolher um fundo de ação.
Seguimos torcendo pelo seu sucesso.
Forte abraço,
Melissa Belmiro.