Garanhuns / Governo Municipal realiza etapa do Fomento Rural em Comunidades Quilombolas da cidade

Imagens: SDRMA
As famílias que irão participar do Programa terão um repasse de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 2,4 mil, que deverá ser investido em projetos produtivos de estruturação das famílias rurais. A medida busca a ampliação ou diversificação de alimentos produzidos, bem como das atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional. Ainda nesta etapa serão atendidas as comunidades Caluête, Estrela e Timbó.
Durante o período de planejamento e escolha das famílias elegíveis ao Programa, a maioria das famílias de cada comunidade optaram em realizar o projeto de forma coletiva, sendo famílias que já estão inseridas em grupos da própria comunidade, como é o caso das famílias do Espaço Agroecológico Dona Mira no Quilombo Estivas que vem trabalhando numa Unidade Demonstrativa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, além desse grupo, há também o Grupo de Mulheres “Guerreiras Quilombolas do Castainho” que vem trabalhando com a produção de derivados da mandioca, como a massa puba, a goma, a massa para o beiju, a tapioca, o manuê e entre outros produtos.
A importância e a valorização dos trabalhos coletivos para as comunidades quilombolas é algo histórico e fundamental para a permanência destas comunidades em seus territórios, pois, ao longo da história, foi através do trabalho coletivo que as comunidades puderam se erguer e se fortalecer na luta contra as opressões vivenciadas. Para Aparecida do Nascimento, uma das lideranças do Quilombo Estivas, o programa é de extrema importância para as famílias. “Antes a Unidade Demonstrativa, o PAIS, só atendia a 10 famílias, e agora com o Programa do Fomento Rural ela vai ser ampliada para mais 20 famílias que serão diretamente beneficiadas”. O objetivo da produção do PAIS é fortalecer a Economia Solidária, trazer renda para cada família envolvida e colocar comida na mesa. Além disso, com os excedentes, escoar para a cooperativa e acessar os mercados institucionais, como o PAA, o PNAE e também as Feiras Livres.