Geraldo Júlio sanciona lei que institui o Dia do Catador no Recife

Foto: Anderson Barros
O prefeito Geraldo Júlio (PSB) sancionou a lei de nº 18.637/2019, de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PSC), que institui o dia 17 de maio como o Dia do Catador. A publicação foi feita no ultimo sábado (12), no Diário Oficial do município. De acordo com a legislação, a data trata-se de uma homenagem aos catadores pelos serviços prestados à sociedade, uma vez que eles exercem papel fundamental no processo do correto descarte dos resíduos, separando todo o material e fornecendo o que é útil à indústria da reciclagem.
Apesar do número crescente de catadores no Recife, a grande maioria ainda sobrevive de forma precária em lixões e nas ruas. “A sanção da lei servirá para reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, bem como dar a eles dignidade. É preciso que os catadores possam desenvolver seu trabalho de forma segura, dando a eles condições mínimas de sobrevivência”, destacou Goretti Queiroz.
O Brasil é o quinto maior produtor de lixo no mundo, com atividades de catação de papel, papelão e outros materiais recicláveis. No Recife, cerca de mil famílias entre cooperados e não cooperados sobrevivem da profissão.