Gleisi Hoffmann Recebe Título de Cidadã do Recife

 Gleisi Hoffmann Recebe Título de Cidadã do Recife

Foto: Divulgação

Uma das mais importantes lideranças políticas do país, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, agora é também cidadã recifense. Ela recebeu o Título em solenidade realizada na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (27), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). A comenda foi aprovada no dia 20 de maio, quando a parlamentar justificou que o trabalho da homenageada, que atua ao lado do presidente Lula, repercutia em políticas públicas na cidade. Vereadores, deputados, prefeitos e diversas outras lideranças políticas, sobretudo do PT, lotaram o plenário e as galerias. Uma comitiva de mulheres foi formada para conduzir a homenageada ao plenário da Casa de José Mariano.

A solenidade foi presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que também é o vice líder da bancada governista na Câmara do Recife. Além dele, fizeram parte da mesa de honra a vereadora autora do requerimento; a homenageada; a senadora Teresa Leitão; o senador Humberto Costa; o deputado federal Carlos Veras; o deputado estadual e presidente estadual do PT, Doriel Barros; o secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Aldemar Santos, no ato representando o prefeito João Campos; o assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Júlio Tabosa Sales, representando o ministro Alexandre Padilha; ex-deputado e ex-vereador, Sílvio Costa.

Ao ocupar a tribuna para fazer o discurso de saudação, a vereadora Liana Cirne exaltou as qualidades profissionais e políticas de Gleisi Hoffmann. “É uma felicidade muito grande estar aqui na Câmara do Recife para entregar esta honraria à presidenta do PT. O que eu sinto é uma mistura, ao mesmo tempo, de multiplicação e divisão de alegria”. Liana Cirne disse que foi muito difícil imaginar como começar o discurso de saudação “com a magnitude presente neste plenário” e usou uma metáfora. “Algumas mulheres, quando olhamos para elas, nos lembram exatamente que ninguém, além de nós mesmas, pode ser o espelho do que somos e do que somos capazes de fazer. Você é uma dessas mulheres, um espelho para nós.

A vereadora disse que Gleisi Hoffmann é inspiração e força. “Quando eu sofri violência política, minha mãe disse: seja corajosa como Gleisi Hoffmann”. Ela disse, também, que o Título de Cidadã do Recife estaria em boas mãos. “Eu tenho certeza de que receber esta honraria de ser cidadã recifense é uma das mais especiais de sua carreira política. A nossa história é para orgulhar qualquer pessoa. Esse título está muito bem entregue. E agora, a senhora está constituída como nossa advogada para defender os nossos interesses em Brasília. Parabéns, à nova cidadã recifense”.

Gleisi Helena Hoffmann é natural de Curitiba, Paraná. Nasceu em 6 de setembro de 1965, é advogada, filiada ao PT desde 1989 e, atualmente, é presidenta nacional do seu Partido. Nas eleições de 2022, foi reeleita deputada federal pelo Paraná, sendo a segunda mais votada no estado.

Conhecida por suas habilidades de gestão pública, Gleisi Hoffmann já atuou em diversos cargos estaduais e federais e foi membro da equipe de transição presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Ela já foi senadora pelo Paraná; e chefe da Casa Civil, o mais alto escalão do Gabinete Executivo do Brasil, nomeada pela então Presidenta Dilma Rousseff.

Após o discurso, a vereadora Liana Cirne fez a entrega do Título de Cidadã do Recife, com a respectiva medalha, a Gleisi Helena Hoffmann. Em extensão à homenagem, o filho da parlamentar, Pedro Lins, entregou à homenageada uma peça artesanal do ceramista Nuca. Quando ocupou a tribuna, para o discurso de agradecimentos, Gleisi Hoffmann disse que “como cidadã do Recife eu me sinto em casa”. Ela agradeceu à vereadora Liana Cirne, pelo Título de Cidadã; à Câmara do Recife e a todos os parlamentares que aprovaram a concessão da honraria.

Eu vim no Carnaval e gostei muito e quero começar lembrando do frevo: voltei, Recife, foi a saudade quem me trouxe pelo braço. Eu quero voltar muito mais. Eu tive o privilégio de ser homenageada”, disse. Ela agradeceu ao povo do Recife e disse que é “muito significativo ser recebida pela população” e disse que o povo pernambucano é sinônimo de “gente corajosa, criativa e solidária”.

Ela lembrou de nomes de grandes mestres nascidos em Pernambuco, como Josué de Castro e Paulo Freire; mas também citou Miguel Arraes e Ariano Suassuna, que mesmo não sendo pernambucanos, se naturalizaram. Citou nomes de mulheres que participaram da Batalha de Tejucupapo, assim como o de parlamentares como Adalgisa Cavalcanti e Cristina Tavares. Ela lembrou, ainda, “que as tradições desta cidade explicam um outro ilustre pernambucano, Luiz Inácio Lula da Silva, de Garanhuns, que eu tenho muito orgulho de partilhar com ele as lutas populares e progressistas”.  Ela acrescentou que receber o Título de Cidadã “é muita grandeza para mim, pelo que Pernambuco tem de importância na História do Brasil. Muito obrigada, Recife”.

 A senadora Teresa Leitão foi convidada a discursar e lembrou a diversidade política do PT local, que estava representada no plenário. “Viemos aqui porque Liana desafiou paradigmas ao dar este título a Gleisi Hoffmann. Foi uma proposição revolucionária”. O senador Humberto Costa também discursou. “Quando um município concede um título de cidadão, estabelece-se um vínculo com o homenageado. Este título cabe muito bem à nossa companheira de partido. A maior justificativa para você receber esta homenagem são as suas características de coragem, destemor e espírito de luta, comuns a esta cidade”.

Durante a solenidade, o ex-prefeito do Recife, João Paulo, em conjunto com o pescador Jadilson e o professor de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Gilberto Rodrigues, entregaram um artesanato com a representação de um barco a Gleisi Hoffmann. O Coro Terapêutico, do Instituto Terapêutico de Estudo e Pesquisa da Terceira Idade, acompanhado dos músicos Kadna Cordeiro e André Eugênio, fizeram duas apresentações musicais. Ao final, o vereador Rinaldo Junior fez as considerações sobre a reunião solene e convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *