Bárbara Micheline do Monte Barbosa iniciará a sua última Copa do Mundo, quando entrar no estádio de Grenoble-FRA, às 10h30 do dia 9 de junho, para encarar a Jamaica, na estreia da Seleção Brasileira Feminina no Mundial 2019. Será a quarta Copa de Bárbara pela seleção Brasileira. Aos 31 anos, a goleira projeta iniciar um novo desafio profissional na área da enfermagem, na qual é graduanda, e vê no torneio que será disputado na França a última chance de tentar levantar um Mundial com a camisa brasileira. Vice-campeã olímpica em 2008 e bi-campeã Pan-Americana (2007 e 2015), apesar de todas as dificuldades no atual momento da seleção, ela agora quer ir mais longe.
”Estamos há um mês da Copa, teremos 20 dias para preparação e essa Copa do Mundo significa muito para mim. Fiz de tudo para estar na lista, porque, na minha cabeça, tenho mais dois anos jogando. Depois quero seguir a minha carreira na enfermagem, que estou fazendo faculdade para isso. Então, a ideia é usar esses 20 dias de preparação para que a gente possa corrigir todos os erros que tivemos até aqui e, se tudo der certo, trazer uma medalha para o Brasil” disse a goleira.
O Brasil chegará à Copa do Mundo bem diferente dos mundiais anteriores quando sempre estava como uma das equipes mais fortes, após perder todos os nove jogos da fase de preparação.
Uma das representantes da geração vice-campeã olímpica, em 2008, Bárbara acredita que a Copa da França deve marcar a despedida das principais referências do atual elenco. “A gente tem a consciência de que essa Copa deve ser a última de várias atletas; Eu, Marta, Cristiane, Formiga… a gente acredita que temos mais essa Copa e uma Olimpíada e nosso ciclo se encerra. Então, Marta disse que enquanto tivesse forças iria dar o máximo pela seleção e pediu a nossa ajuda para que ela pudesse ser a Marta de sempre. Essa Copa é muito importante para nós. Será difícil? Será. O nosso momento não é bom, sabemos disso. Mas acredito que vamos superar isso e colocar tudo dentro de campo”, pontuou a atleta.
A lista das 23 jogadoras que estarão na Copa do Mundo, na França em 2019:
Goleiras: Aline (Tenerife -ESP), Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Corinthians)
Laterais: Fabiana (Internacional), Letícia Santos (Sand-ALE), Tamires (Fortuna-DIN) e Camila (Orlando Pride-EUA)
Zagueiras: Érika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (Corinthians) e Tayla (Benfica-POR)
Meio-campistas: Andressinha (Portland-EUA), Formiga (PSG-FRA), Adriana (Corinthians) e Thaísa (Milan-ITA)
Atacantes: Bia Zaneratto (Incheon Steel Red Angels-COR), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva-ESP), Debinha (North Carolina-EUA), Geyse (Benfica-POR), Ludmilla (Atlético de Madri-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA) e Andressa Alves (Barcelona-ESP).
A seleção está no Grupo C da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Jamaica e Itália. O primeiro jogo acontece no dia 9, contra as jamaicanas; o segundo, em Montpellier, será contra as australianas no dia 13; e o terceiro, em Valenciannes, será contra as italianas no dia 18.