Governadora Raquel Lyra Anuncia Carreta da Saúde para Combate ao Câncer de Mama em Pernambuco

 Governadora Raquel Lyra Anuncia Carreta da Saúde para Combate ao Câncer de Mama em Pernambuco

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Na última quarta-feira (4), em um esforço contundente para intensificar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou uma iniciativa de destaque: a Carreta da Saúde. A ação, apresentada no Palácio do Campo das Princesas, visa aproximar o atendimento médico das mulheres pernambucanas e disponibilizar unidades móveis que percorrerão os municípios do estado.

Em consonância com a campanha do Outubro Rosa, a Carreta da Saúde promete revolucionar o acesso às avaliações e procedimentos necessários. Além disso, durante o evento, a governadora autorizou o credenciamento das carretas, que serão fundamentais para atender regiões carentes de assistência médica.

A governadora Raquel Lyra ressaltou a importância da iniciativa, afirmando: “Ao longo do tempo, infelizmente, a saúde da mulher vem sendo negligenciada pelo poder público. O nosso trabalho agora é garantir a descentralização do atendimento às mulheres, por isso lançamos a autorização para o credenciamento das carretas da saúde da mulher. Quatro carretas serão credenciadas e rodarão em todas as regiões do Estado, chegando em locais em que as mulheres não têm acesso à saúde pública. Isso de uma forma cooperada com hospitais que são parceiros do Governo de Pernambuco, além de clínicas e instituições“.

As quatro carretas estarão equipadas com tecnologia de ponta e ambientes funcionais, oferecendo consultas, recepção para pacientes e salas de exame. As unidades móveis serão distribuídas nas quatro macrorregiões de saúde em Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina e atenderão aos municípios correspondentes a cada uma delas. Entre os procedimentos disponibilizados estão ultrassonografia das mamas, punção por agulha grossa (PAG) e consultas especializadas com mastologistas.

Além da Carreta da Saúde, estão programados mutirões de rastreamento, detecção precoce e controle do câncer de mama e do colo de útero em unidades de saúde do estado. Essas ações serão realizadas em praticamente todas as Gerências Regionais de Saúde (GERES), envolvendo 12 hospitais e 11 Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs).

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a abrangência da iniciativa: “O Outubro Rosa é um mês de luta contra o câncer de mama e contra a falta de acesso das mulheres ao diagnóstico e ao tratamento. Vão ser lançadas as carretas, que vão atender cerca de 5 mil mulheres por mês. Além disso, as unidades de saúde serão reforçadas para que a gente possa atender melhor e haverá uma série de mutirões, desde palestras à realização de mamografias, reconstrução mamária e vários exames, inclusive ginecológicos“.

A ação não se limita apenas às carretas móveis. No Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, será inaugurado um ambulatório para inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU’s), e haverá uma ação voltada para o cuidado das mães de pessoas neurodivergentes, com coletas de exames citopatológicos em datas específicas.

Cynthia Ávila, médica e paciente em tratamento contra o câncer de mama, elogiou as novas ações: “Eu sempre fiz exame de rotina e, aos 52 anos, descobri um câncer de mama. Por isso entendo que a celeridade para o diagnóstico auxilia no tratamento da doença“. A iniciativa liderada pela governadora Raquel Lyra demonstra um compromisso firme com a saúde das mulheres em Pernambuco e um importante passo na luta contra o câncer de mama.

Participaram do evento os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Débora Almeida, Socorro Pimentel, Simone Santana e Claudiano Martins Filho, assim como o prefeito de Cupira, Zé Maria, e os vereadores do Recife Michelle Collins e Tadeu Calheiros. A coordenadora da Oncologia do IMIP, Jurema Telles, o superintendente geral do Hospital de Câncer de Pernambuco, Sidney Batista Neves, e a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco, Ana Beatriz Albuquerque, também estiveram na solenidade.

Os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura), Bianca Teixeira (PGE), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Hercílio Mamede (Casa Militar), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Mariana Melo (Mulher), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas) e Fernando Holanda (Assessoria Especial) compartilharam o momento ao lado da governadora.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *