Governo de Pernambuco registra superávit de 1,27 bilhão
O secretário da Fazenda, Décio Padilha, destacou na manhã dessa terça-feira (28), em audiência pública convocada pela comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o superávit de 1,27 bilhão obtido no primeiro quadrimestre de 2019 pelo Governo do Estado.
Segundo o secretário, o aumento foi de 47%, se comparado com o mesmo período de 2018, “Isso só mostra que Pernambuco está no caminho correto. Estamos com forte redução do custeio e com uma receita de ICMS crescendo da maneira esperada”. A apresentação dos resultados do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) a cada quatro meses é uma obrigatoriedade prevista na LRF (Lei de responsabilidade fiscal).
Por outro lado, o custo do Executivo com pessoal segue crescendo mais do que as receitas, apresentando um aumento de 7,2%. O secretário também falou que “se cortarmos todos os cargos comissionados não chega a 1%”. Esses gastos poderão atingir 48,07% da Receita Corrente Líquida, “Essa despesa resulta dos salários de três grandes áreas: segurança pública, educação e saúde”, afirmou o gestor.
Estiveram presentes na audiência, os deputados Antônio Coelho (DEM), Antônio Fernando (PSC), Antônio Moraes (PP), Isaltino Nascimento (PSB), José Queiroz (PDT), Lucas Ramos (PSB), Priscila Krause (DEM), Romário Dias (PSD), Sivaldo Albino (PSB) e Waldemir Borges (PSB).
Por: Douglas Hacknen – Recife