Governo Federal e Pernambuco alinham ações para acelerar obras de barragens no estado Reunião entre o MIDR e a SRHS-PE atualizou portfólio de projetos e definiu prazos para entregas de obras estruturantes voltadas à segurança hídrica.
Reunião entre o MIDR e a SRHS-PE atualizou portfólio de projetos e definiu prazos para entregas de obras estruturantes voltadas à segurança hídrica.

Encontro em Pernambuco alinhou ações para acelerar obras hídricas (Foto: Divulgação/MIDR)
A execução e andamento de obras estruturantes que vão ampliar a oferta de água no estado de Pernambuco foi tema de reunião entre representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE), nesta quinta-feira (3). Durante o encontro, foram discutidos os avanços e os próximos passos de empreendimentos estratégicos para o fornecimento de água na região.
O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou a importância da articulação entre Governo Federal e estados para o avanço dos projetos em andamento. “O objetivo desse encontro foi atualizar o portfólio de projetos, analisar as tendências e definir prazos para as entregas, visando fortalecer o diálogo com toda a equipe estadual. Ao final do dia, fizemos um relatório para a Casa Civil”, ressaltou.
Entre os destaques da pauta está a Barragem de Panelas II, em Cupira, que se encontra com 97% de execução e deve ser entregue no final do mês de agosto, contribuindo diretamente para a contenção de cheias e o abastecimento humano. A assinatura da Ordem de Serviço para as obras da Barragem de Igarapeba, localizada no município de São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, também recebeu destaque na discussão. A data ainda está sendo discutida, mas a previsão é que aconteça ainda esse ano.
A Barragem de Gatos, no município de Lagoa do Carro, por sua vez, terá capacidade de 18,7 milhões de metros cúbicos de água e já tem 77% dos serviços executados, com previsão de conclusão nesse segundo semestre. Outra iniciativa relevante é a adutora do Agreste, um dos maiores sistemas de abastecimento em andamento no Nordeste. O empreendimento já conta com diversos trechos entregues e outros em fase final, beneficiando milhares de famílias em regiões historicamente afetadas pela seca.
A reunião também abordou os investimentos no programa Água Doce, voltado para a dessalinização em comunidades rurais, e ações em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).