Gravatá realiza 1º Encontro de Bacamarteiros em homenagem a José Teixeira

Evento reuniu mais de 40 grupos de várias cidades e estados, celebrando a tradição nordestina e fortalecendo o patrimônio cultural imaterial.

 Gravatá realiza 1º Encontro de Bacamarteiros em homenagem a José Teixeira Evento reuniu mais de 40 grupos de várias cidades e estados, celebrando a tradição nordestina e fortalecendo o patrimônio cultural imaterial.

Foto: Anderson Souza

Gravatá viveu um momento marcante de valorização cultural neste domingo (4), com a realização do 1º Encontro de Bacamarteiros do município, em homenagem ao Sr. José Teixeira. O evento reuniu mais de 40 grupos vindos de diferentes cidades de Pernambuco e de outros estados, com concentração na Escola Devaldo Borges. A celebração foi um verdadeiro sucesso, reforçando a força da tradição nordestina.

Com mais de 70 anos de história, os Bacamarteiros de Gravatá demonstraram a vitalidade de uma das manifestações mais autênticas do patrimônio imaterial do Nordeste. A programação incluiu café da manhã, cortejo até a Igreja Matriz de Sant’Ana com participação na celebração eucarística, salva de tiros no Pátio de Eventos, além de almoço, cerimônia de certificação e apresentação musical, atividades que reforçaram o caráter cultural e comunitário do encontro.

O evento também promoveu um importante intercâmbio cultural entre os grupos participantes, fortalecendo os laços e reafirmando o compromisso coletivo com a preservação das tradições.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente neste momento festivo e cultural. “Aconteceu em Gravatá o primeiro encontro de Bacamarteiros, homenageando nosso amigo José Teixeira. Ele sempre à frente de grupos de Bacamarteiros e hoje aqui vários municípios se encontrando. De modo que é um prazer, uma satisfação, uma honra poder recebê-los e recebê-las em Gravatá. Este será o primeiro encontro de muitos que virão. Os bacamarteiros, como sabemos, são assim uma marca e um destaque em nossa cultura nordestina. Contamos com o apoio também do supermercado Santana e de tantas outras pessoas que desejavam já há algum tempo que esse encontro de bacamarteiros acontecesse. Será um dia maravilhoso e parabéns Gravatá por realizar o primeiro encontro de Bacamarteiros”, afirmou o gestor.

A iniciativa promovida pelo Supermercado Santana contou com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Prefeitura de Gravatá, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer; Saúde; Obras e Serviços Públicos; Comunicação e Imprensa, além da Guarda Civil Municipal. Além de parceiros como o Café Santa Clara e Itambé. 

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *