GRIPE DO TOMATE: o que é, sintomas, onde surgiu e como se prevenir da doença que atinge crianças

 GRIPE DO TOMATE: o que é, sintomas, onde surgiu e como se prevenir da doença que atinge crianças

Um dos sintomas da gripe do tomate são erupções cutâneas – FOTO: Freepik

Após o trauma da covid-19, as autoridades de saúde em todo o mundo ficam receosas ao sinal de cada nova doença infecciosa. Agora, estão atentos à transmissão da chamada gripe do tomate.

A gripe do tomate ou febre do tomate é uma infecção viral rara que foi identificada no estado de Querala, na Índia, e afeta crianças abaixo dos cinco anos.

As informações constam em artigo publicado pela revista científica The Lancet.

O estudo é assinado por Vivek P. Chavda, do departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica (LM College of Pharmacy) em Gujarat, Índia; por Kaushika Patel, do departamento de Tecnologia Farmacêutica (LJ University) em Gujarat, Índia; e Vasso Apostolopoulos, do Instituto para Saúde e Esporte (Victoria University), em Melbourne, Australia.

Onde surgiu a gripe do tomate?
O primeiro caso da gripe do tomate foi identificado no distrito de Kollam, Querala, na Índia, em 6 de maio de 2022.

Em 26 de julho, mais de 82 casos tinham sido notificados pelos hospitais locais, em crianças com menos de cinco anos.

Também foram afetadas as áreas de Anchal, Aryankavu, e Neduvathur, também em Querala. Os casos da gripe do tomate geraram um alerta para os estados vizinhos de Tamil Nadu e Karnataka.

O centro médico de Bhubaneswar, em Odisha, também reportou casos de 26 crianças de um a nove anos com a doença. Não foram reportados casos em outros locais da Índia.

O que é a gripe do tomate?
De acordo com o artigo publicado pela The Lancet, a gripe do tomate tanto pode ser um novo vírus como um efeito posterior da chicungunha ou da dengue em crianças. Pode ainda ser uma nova variante da já conhecida doença da mão, pé e boca.

Os estudos realizados sobre a gripe do tomate indicam que a doença não traz riscos à vida. Apesar disso, dizem os pesquisadores, é preciso observá-la, em meio às consequências graves da pandemia da covid-19, para que a gripe do tomate não se espalhe para outras regiões.

Gripe do tomate sintomas
Os sintomas da gripe do tomate são parecidos aos da covid-19. Apesar disso, não há relação da doença com o SARS-CoV-2. Os sintomas também podem ser parecidos com o da chicungunha e podem incluir febre, erupções cutâneas (manchas na pele) e dores intensas nas articulações.

O nome da gripe do tomate é baseado nas erupções cutâneas na cor vermelha, com bolhas dolorosas pelo corpo, que podem crescer gradualmente até o tamanho de um tomate. As erupções também podem provocar irritação da pele.

Em pessoas jovens, as manchas na pele da gripe do tomate podem ser semelhantes às provocadas pela varíola dos macacos. Não há relação com o fruto tomate.

Outros sintomas podem ser fadiga, náusea, vômito, diarreia, febre, desidratação, dores no corpo e sintomas comuns da Influenza, que são parecidos aos da dengue. Pode haver ainda inchaço das articulações.

Gripe do tomate prevenção
Na Índia, crianças com os sintomas da gripe do tomate passaram por teste molecular e sorológico para diagnóstico de dengue, chicungunha, zika, varicela-zóster e herpes. Caso todas essas infecções sejam descartadas, é confirmado o vírus do tomate.

As crianças abaixo dos cinco anos estão sob maior risco devido ao contágio pelo contato próximo. O uso de fraldas, o fato de tocar em superfícies sujas e colocar objetos diretamente na boca também fazem o risco de transmissão aumentar.

Entre as recomendações para prevenir o contágio estão a higiene pessoal e a sanitização do ambiente. As crianças contaminadas pela gripe do tomate não devem compartilhar brinquedos, roupas, comida ou outros itens com crianças não infectadas.

O artigo reforça a importância da vacinação para prevenir infecções virais, no entanto, afirma que ainda não há vacina para prevenir a gripe do tomate.

Gripe do tomate tratamento
A gripe do tomate foi considerada uma doença autolimitada (ou seja, tem início, meio e fim) e ainda não há droga específica para o tratamento.

O tratamento da gripe do tomate é parecido com o da chicungunha, dengue e da doença da mão, pé e boca: isolamento, repouso e a ingestão de bastante líquido. Uma esponja com água quente pode ser utilizada para aliviar as irritações das erupções cutâneas.

Ainda de acordo com o artigo, o paracetamol pode ser utilizado para tratar a febre e as dores no corpo. O isolamento recomendado é de cinco a sete dias, a partir do início dos sintomas.

mmscriacoes

Related post