Grupo Magiluth Comemora 20 Anos com Circulação em João Pessoa e Outras Capitais

O coletivo pernambucano apresenta três espetáculos autorais e promove intercâmbio artístico com a cena local de João Pessoa entre 1º e 4 de maio.

 Grupo Magiluth Comemora 20 Anos com Circulação em João Pessoa e Outras Capitais O coletivo pernambucano apresenta três espetáculos autorais e promove intercâmbio artístico com a cena local de João Pessoa entre 1º e 4 de maio.

Luiz Lua Gonzaga – Grupo Magiluth – Foto: Renata Pires

Com duas décadas de trajetória e uma linguagem cênica reconhecida nacionalmente, o Grupo Magiluth, do Recife (PE), chega neste início de maio em João Pessoa (PB) para abrir a primeira etapa do projeto Circulação Nordeste Magiluth Vinte Anos. A programação, que integra o Circuito de Teatro Myriam Muniz 2023, conta com três grandes obras do coletivo recifense: Estudo nº1: Morte e VidaMiró: Estudo nº2; e Luiz Lua Gonzaga, montagens que representam diferentes vertentes do repertório do grupo, entre a pesquisa poética, a performance urbana e o teatro de rua. Além das apresentações, haverá um intercâmbio artístico com artistas paraibanos, com a intenção de criar pontes e expandir territórios de diálogo no teatro brasileiro.
A partir desta quinta-feira (1º/05) e até domingo (4/05), o público pessoense terá acesso gratuito a essa potente amostra do trabalho do grupo. A circulação começa com o encontro artístico no dia 1º, seguido por três dias consecutivos de apresentações: Estudo nº1: Morte e Vida, no dia 2; Miró: Estudo nº2, no dia 3; e o espetáculo de rua Luiz Lua Gonzaga, no dia 4. As sessões de 2 e 3 de maio ocorrem sempre às 20h, no Teatro Paulo Pontes, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria a partir das 19h.

“O Magiluth é um grupo que nasce do desejo de circular. Nosso teatro é movimento, e esse projeto chega justamente para nos reconectar com cidades que fazem parte da nossa história e onde o público nos espera”, explica Mário Sérgio Cabral, integrante do grupo. “Em João Pessoa, temos uma relação especial, é uma cidade próxima geograficamente e afetivamente. É sobre retornar e reativar essas conexões fundamentais”, explicou o ator.

Estudo nº1: Morte e Vida mergulha no clássico poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, para pensar os fluxos migratórios do sertão ao litoral. Em cena, o grupo lança um olhar poético e crítico sobre deslocamentos forçados, provocados por questões sociais, políticas e climáticas. Já Miró: Estudo nº2 investiga o fazer teatral a partir da obra do poeta Miró da Muribeca, em uma performance que mistura poesia, crítica e jogo cênico com forte estética urbana. Encerrando a temporada na capital paraibana, Luiz Lua Gonzaga leva às ruas a celebração da cultura nordestina através da música e da figura de Luiz Gonzaga.

O projeto Circulação Nordeste Magiluth Vinte Anos só se tornou viável graças ao apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), realizador do Prêmio Myriam Muniz de Teatro. A premiação, uma das mais importantes do país no fomento às artes cênicas, tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do teatro brasileiro e promover a descentralização do acesso à cultura. 

Para o Magiluth, esse reconhecimento representa mais do que um recurso: é a possibilidade concreta de retomar o contato com públicos de cidades-chave em sua trajetória, muitas vezes afastadas do circuito cultural por falta de políticas públicas contínuas.

“A circulação é também uma resposta às ausências”, diz Cabral. “A gente precisou escrever esse projeto pensando nas lacunas. Tem cidades que estão tão perto e mesmo assim se tornam inacessíveis por falta de políticas públicas. Em Maceió, por exemplo, não pisamos há mais de dez anos. Salvador desde 2018. É uma questão de necessidade: nossa e do público que nos cobra esse retorno”, pontua.

Além de João Pessoa, a turnê passa por Maceió (AL) e Salvador (BA), em datas que atravessam os próximos meses. Em cada cidade, o grupo não apenas apresenta seu repertório, mas promove intercâmbios com artistas locais, reforçando o compromisso com a coletividade e a criação em rede.

SERVIÇO:
Circulação Nordeste Magiluth Vinte Anos
Datas e horários:
• 1º/05 – Intercâmbio Artístico
• 2/05 – Estudo nº 1: Morte e Vida, às 20h
• 3/05 – Miró: Estudo nº 2, às 20h
• 4/05 – Luiz Lua Gonzaga (local e horário a confirmar)
Local: Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural José Lins do Rêgo (R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa-PB)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: a partir das 19h na bilheteria do teatro (para dias 2 e 3)
Classificação indicativa: 16 anos (para espetáculos em teatro)
Mais informações: @magiluth

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *