Impacto tecnológico traz novas possibilidades e desafios aos profissionais da atualidade segundo presidente do CRC

 Impacto tecnológico traz novas possibilidades e desafios aos profissionais da atualidade segundo presidente do CRC

Ivelise Buarque

“As motivações no mercado de trabalho que eu tive são diferentes dos meus filhos e dos profissionais na atualidade. Sou profissional de contabilidade e tenho uma empresa, mas sempre busco fazer diferente, porque nós precisamos fazer o diferente dentro de um contexto que está sempre mudando. E, como presidente do Conselho Regional de Contabilidade, acredito que precisamos contribuir preparando os profissionais para esta realidade.

Por isso, treinamos mais de oito mil profissionais em 200 treinamentos com toda parte legal, tributária, etc. Afina, é fundamental se adaptar ao novo cenário, empresarial e tecnológico”, destacou José Gonçalves Campos Filho, presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Gonçalves Campos Filho, e sócio e diretor presidente da Campos & Garcia Consultores e Contadores, na última quarta (dia 30) durante o painel “Novo Profissional do Novo Mercado”, na Faculdade Egas Moniz, evento promovido com  diversos nomes da administração, gestão de negócios e empreendedorismo para discutir o mercado do futuro e o perfil profissional para este cenário.

De acordo com o especialista que em consultoria empresarial, contabilidade, tributária, fiscal e legalização de empresas, todo dia surgem novidades na área de tecnologia, então, assim como tantos profissionais os contadores tem que estar atualizados e utilizar essas inovações a favor da profissão.

 

“Temos que estar antenados e atualizados as mudanças e tendências do mercado, porque a Contabilidade está diretamente ligada às diversas áreas das atividades econômicas desenvolvidas pelos empresários, que são e serão nossos clientes”, completa.

O executivo ponderou o impacto que novos movimentos estão gerando e como o sistema traz novas possibilidades que subsidiam os profissionais da atualidade com dados importantes para subsidiar a tomada de decisões e as orientações adequadas aos empreendedores em um bate-papo com estudantes, recém-formados, profissionais, empresários, empreendedores e consultores, realizado no auditório da instituição de ensino superior. Para discutir as novas competências e habilidades para o futuro profissional no mercado de trabalho na modernidade, nas áreas de administração, recursos humanos e ciências contábeis, participaram ainda do evento, que reunião estudantes e profissionais pernambucanos na sede da instituição de ensino superior em Boa Viagem.

Contribuíram com este painel a empresária Delma Soares, executiva da Nutrihouse Refeições Corporativas, empresa com 30 anos de atuação no ramo de refeições coletivas/ industriais com atuação em diversos estados do país; a administradora Juliana Carvalho, gerente de Recursos Humanos no Grupo Nutrihouse; e a executiva Paula Carneiro Leão, criadora do Programa PEDAL (programa de desenvolvimento comportamental).

 

Com apresentação do fundador do Papo de universitário, Marcos Strider, psicólogo cognitivo Comportamental e idealizador MindProFit, os participantes do encontro puderem entender o novo contexto dos negócios empresariais, do mercado de trabalho na área de gestão e as habilidades e competências que são exigidos pelos profissionais, em especial de administração e ciências contábeis, que é um dos vinte cursos mais procurados nos dias de hoje. “Essa discussão é importante, pois todos os mercado estão precisando se reinventar e o novo exige um recomeço, uma reaprendizagem.

E para isso é importante ressignificar os profissionais, pois está tudo mudando muito rápido. Vimos isso acontecer com o vídeo cassete e com os tele-taxis”, comenta o empreendedor Marcos Strider. E é, desta forma, que o painel, que é o primeiro de uma série de encontros, pretende aproximar estudantes e profissionais de áreas de atuação da instituição com a realidade do mercado e com os cenários que se aproximam que estão pautados nas tecnologias e em inovações disruptivas. “As formas de disseminação do conhecimento exigem transformações no ensinar-aprender como a própria complexidade dos mercados exige que os profissionais acessem o mercado, munidos de competências e habilidades, que vão além do conceitual. Neste sentido, um ensino interdisciplinar, baseado em problemas onde os alunos são desafiados a aprender a partir da complexidade organizacional, proporciona uma formação aderente ao contexto”, comenta o administrador de empresas e consultor Albert Einstein da Silva da Pratticca Consultoria, que também atua como coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Egas Moniz.

Ivelise Buarque

 

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *