Inauguração da Biblioteca Bibi Ferreira no Ponto de Cultura 15 de Novembro Transforma Upatininga em Polo Cultural

 Inauguração da Biblioteca Bibi Ferreira no Ponto de Cultura 15 de Novembro Transforma Upatininga em Polo Cultural

Biblioteca Bibi Ferreira – Foto: Adri Popular

Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Ponto de Cultura 15 de Novembro concretiza um marco cultural com a inauguração da Biblioteca Bibi Ferreira. Além de abrigar um acervo enriquecido com mais de 350 obras, o espaço vai além, transformando-se em um polo de experiências culturais para a comunidade de Upatininga, localizada na Zona Rural de Aliança.

A solenidade de entrega ocorreu em meio às festividades pelos 135 anos da Banda Musical 15 de Novembro, presenteando a comunidade com um espaço dedicado à leitura e vivências artísticas. A biblioteca, batizada em homenagem à professora Bibi Ferreira, é um projeto que visa estimular o hábito da leitura na região.

Leandro, presidente da instituição, destaca a importância do novo espaço: “Pretendemos ser um ambiente que vai além da leitura, dialogando com outras linguagens, como formação artística para as crianças e jovens, unindo música, dança e leitura. É uma proposta que visa promover a cidadania ativa e a participação coletiva em ações sociais transformadoras.

A Biblioteca Professora Bibi Ferreira oferece um acervo diversificado, incluindo obras para o público infantil, infanto-juvenil e paradidáticos, com recortes temáticos que abrangem música, dança, cultura popular e questões sociais. O local também é uma extensão da Biblioteca Mestre Batista, evidenciando a trajetória cultural da região.

Além de ser um espaço de leitura, a biblioteca se propõe a ser palco para ações formativas e contação de histórias, com ênfase em temas como combate ao preconceito, igualdade de gênero e acesso igualitário à educação. Adri Popular, educador social, destaca: “Acreditamos que a união da educação e cultura são passaportes para o futuro das crianças e jovens de nossa comunidade.

Wanessa Santos, gestora de cultura popular da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, participou da solenidade e enfatizou a importância do Estado contribuir para políticas públicas de leitura, celebrando a riqueza cultural da Mata Norte.

A Biblioteca Bibi Ferreira, inicialmente aberta aos sábados, das 08h às 17h, oferece acesso gratuito à visitação, leitura e empréstimo de livros. Conta com parcerias da Editora Bela Vista Cultural, Biblioteca Mestre Batista e Secretaria de Cultura de Pernambuco, que doaram algumas obras. Interessados em contribuir com doações podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (81 99576-6066). 

Sobre Severina Ferreira da Silva: Ela é uma das mais antigas sócias da Banda 15 de Novembro. No auge dos seus 88 anos, sempre apoiou e promoveu o incentivo à leitura e educação na comunidade de Upatininga.  Muito conhecida na comunidade, Bibi Ferreira é uma referência na educação em Aliança, tendo sido professora de muitos músicos que já passaram pela instituição. Uma vida dedicada à educação que será sempre lembrada através das ações desta biblioteca.  

Foto: Adri Popular

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *