Inclusão que transforma: PE no Campus passa a beneficiar estudantes de universidades privadas com bolsa integral Lei de autoria da deputada estadual Débora Almeida garante ampliação do programa, que oferecerá mil bolsas de apoio a jovens de baixa renda em 2025 e 2026.
Lei de autoria da deputada estadual Débora Almeida garante ampliação do programa, que oferecerá mil bolsas de apoio a jovens de baixa renda em 2025 e 2026.

Foto: Divulgação
A educação em Pernambuco avança mais uma vez em direção à inclusão e à equidade social, graças à atuação da deputada estadual Débora Almeida (PSDB). A Lei nº 18.725/2024, de autoria da parlamentar, já está em vigor e promove a ampliação do Programa PE no Campus, estendendo seus benefícios também para estudantes de baixa renda matriculados em universidades privadas, desde que possuam bolsa integral.
O edital do PE no Campus 2025 foi recentemente publicado pela Secretaria de Educação do Estado, já incorporando as atualizações previstas pela nova legislação. Com essa mudança, mais jovens terão a oportunidade de ingressar no ensino superior — seja em instituições públicas ou privadas — contando com o apoio financeiro do programa, que pode chegar a R$ 1.860, pagos ao longo de 24 meses.
“Acredito na educação como ferramenta de transformação, inclusão e criação de oportunidades. É uma grande satisfação ter sido autora dessa lei que amplia o alcance do PE no Campus, possibilitando que mais jovens pernambucanos, inclusive os que estudam em faculdades particulares com bolsa integral, tenham esse suporte essencial”, afirmou Débora Almeida.
Serão disponibilizadas 1.000 bolsas para estudantes que iniciarem sua graduação em 2025 ou 2026. O auxílio financeiro oferecido pelo programa visa cobrir despesas com transporte, alimentação e moradia, facilitando a permanência dos estudantes no ambiente universitário.
As inscrições estão abertas entre os dias 26 de maio e 16 de junho, com o edital completo disponível no site da Secretaria de Educação de Pernambuco: www.educacao.pe.gov.br. O resultado final será divulgado no dia 9 de julho.
“Essa conquista reafirma o compromisso do nosso mandato com a educação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico. Estamos fortalecendo o acesso ao ensino superior e mudando a realidade de muitos jovens pernambucanos”, concluiu a deputada.