Início Antecipado: Carnaval 2024 Ganha Vida em Pernambuco com Festival Canto da Sereia e Águas de Oxalá

Secult-PE e Fundarpe promovem programação intensa neste fim de semana, aquecendo os motores para o Carnaval que se aproxima.
 Início Antecipado: Carnaval 2024 Ganha Vida em Pernambuco com Festival Canto da Sereia e Águas de Oxalá

Águas de Oxalá – Foto: Divulgação

O Carnaval 2024 já dá seus primeiros passos em Pernambuco, com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lançando uma vibrante programação pré-carnavalesca neste fim de semana. A celebração antecipada destaca-se com eventos como o “Festival O Canto da Sereia“, que acontece de sexta-feira (12) a domingo (14) na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá. Esta iniciativa, apoiada pelo Funcultura, comemora os 80 anos de Lia de Itamaracá, ícone do Patrimônio Vivo de Pernambuco e homenageada do Carnaval pernambucano este ano, ao lado de Alceu Valença e Claudionor Germano.

No domingo (14), as ruas de Olinda ganharão vida com o evento “Águas de Oxalá“, na Rua do Bonfim, promovendo um aquecimento festivo para o Carnaval que se avizinha. Enquanto a fase de contratações de artistas selecionados para a programação oficial do Carnaval de Pernambuco está em curso, a Fundarpe apoia diversos eventos pré-carnavalescos, tornando o estado um caldeirão cultural efervescente.

Dessa forma, Pernambuco entra no clima carnavalesco antes mesmo da chegada de fevereiro, proporcionando aos foliões uma prévia animada e repleta de cultura. O Festival Canto da Sereia e Águas de Oxalá prometem aquecer os corações dos pernambucanos, marcando o início de uma temporada festiva que promete ser inesquecível.

O CANTO DA SEREIA – Artista icônica da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá chega gloriosa a seus 80 anos de vida. Uma longevidade que a consagra decana da cultura popular de Pernambuco. Uma artista que carrega os símbolos de um Brasil profundo e que nos fala de identidade, cultura popular, celebração, raça, feminismo e da sabedoria que só recebemos quando ouvimos os mais velhos.

Eu estou achando tudo uma maravilha. Estou muito feliz, alegre e me sentindo muito amada, porque estou recebendo em vida essa homenagem e esse reconhecimento de todos que conhecem minha luta e minha história”, afirma Lia de Itamaracá.

A nova idade de Dona Lia é comemorada com uma festa à altura das dimensões que sua arte carrega. O aniversário, nesta sexta-feira (12), marca a abertura do festival O Canto da Sereia, que segue até o domingo (14), na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá (PE), no Litoral Norte do Estado. Em sua terceira edição, o festival chega em um formato especial que dialoga com todas as linguagens artísticas que Lia inspira com sua ciranda: música, dança, religiosidade, audiovisual, moda, literatura e muita festa. Saiba mais aqui.

ÁGUAS DE OXALÁ – Tradição do calendário turístico-cultural de Olinda, o evento chega à sua 44ª edição, neste domingo (14), às 14h, com o tema “Nossa raiz, nossa cor”. Águas de Oxalá é uma iniciativa em reverência a Oxalá, que na Igreja Católica é o Senhor do Bonfim, regente da paz e da prosperidade. A festa acontece para sacralizar a cidade de Olinda, trazendo bênçãos a todos os turistas e pessoas que guardam as tradições de culto ao divino em suas diferentes expressões. Saiba mais sobre o evento aqui.

CONTRATAÇÕES – O Edital de Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2024, lançado pela Secult-PE e Fundarpe, junto à Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), contou com de 1,5 mil inscrições e praticamente 1,3 mil foram habilitadas, em um total de quase 80% das inscrições. “Isso quer dizer que vamos ter um Carnaval ainda maior, mais inclusivo, mais democrático, e com a participação de muito mais brincantes do que temos historicamente. O Carnaval de Pernambuco não se explica. Se vive!”, celebra Carla Pereira, gerente de Produção e Ações Culturais da Fundarpe. Saiba mais aqui.

Foto: Divulgação

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *