Instabilidade no Pix Afeta Diversos Bancos e Gera Reclamações de Usuários Problemas na ferramenta de pagamento causam transtornos em várias instituições financeiras na manhã desta segunda-feira.
Problemas na ferramenta de pagamento causam transtornos em várias instituições financeiras na manhã desta segunda-feira.

Foto: Reprodução
Na manhã desta segunda-feira (14), diversos usuários relataram problemas ao utilizar o Pix, principal ferramenta de pagamentos instantâneos do país. As queixas variam entre falhas na efetivação de pagamentos e situações em que o dinheiro foi debitado, mas o crédito não foi transferido à conta de destino. O Banco Central já está investigando a origem do problema.
De acordo com o portal DownDetector, que monitora falhas por meio de queixas de internautas, as reclamações começaram por volta das 10h. Dentre os sites mais mencionados, estão os de grandes bancos e serviços de pagamento, como Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.
Algumas instituições já se pronunciaram sobre a instabilidade. O Nubank confirmou que o problema afetou de forma generalizada os serviços, mas informou que a situação já foi normalizada. O Santander também declarou que “o serviço já foi restabelecido”. O Itaú, por sua vez, afirmou que está acompanhando o processo de normalização junto ao Banco Central e orienta que os clientes não repitam as transações em caso de erro.