Irmanamento Recife – Nantes: Novos Horizontes com Investimentos Crescentes

 Irmanamento Recife – Nantes: Novos Horizontes com Investimentos Crescentes

Foto: Divulgação

Os projetos de transformação urbana e cultural feitos por meio do acordo de cooperação entre Recife e a cidade francesa de Nantes podem ganhar mais investimentos. Um novo projeto para captar recursos foi apresentado à Agência Francesa de Desenvolvimento(AFD), instituição que financia as atividades executadas no irmanamento. A expectativa é que a proposta seja avaliada até o fim deste mês.

De acordo com a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, a ampliação do custeio será um passo importante para a construção de cidades mais sustentáveis e não sexistas. “Começamos com um financiamento pequeno para testar propostas tanto em Recife como em Nantes e, agora, temos esta perspectiva de um futuro ainda mais promissor. Precisamos repensar os espaços públicos e este intercâmbio e troca de saberes com Nantes é fundamental”, destacou Isabella.

Na semana passada, a vice-prefeita, acompanhada de uma delegação recifense, realizou uma visita técnica em Nantes para acertar as diretrizes da parceria, que foi renovada por mais quatro anos. “Tivemos reuniões com várias autoridades, entre elas, o conselheiro de Nantes, Anthony Berthelot. Na ocasião, avaliamos os resultados da colaboração de 2020 pra cá e prospectamos ideias. Uma das maiores conquistas do irmanamento foi fazer com que Recife assumisse o compromisso de se tornar, até 2037, uma cidade não sexista, uma cidade acessível a todos”, afirmou a vice-prefeita.

Durante a missão em Nantes, a comitiva conheceu experiências exitosas na área de urbanismo, de gestão do patrimônio público e de igualdade de gênero. Entre as iniciativas, o “Breil, coração de bairro feminino”, um laboratório de pesquisa e ação no bairro du Breil que transforma os espaços públicos em ambientes adaptados ao uso de todos, priorizando a diversidade e mixidade.

Recife e Nantes firmaram o termo de cooperação em 2003 e o documento foi ratificado em 2011, 2019 e em 2023. Em cada acordo são realizadas seis missões, sendo três Recife-Nantes, e as demais Nantes-Recife. Além de integrantes da Prefeitura do Recife, participam da parceria o Porto Digital, a CESAR School, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e a Escola UNICAP-ICAM TECH.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *