Jaboatão dos Guararapes Lidera Integração Regional para Enfrentamento das Chuvas na Região Metropolitana do Recife

 Jaboatão dos Guararapes Lidera Integração Regional para Enfrentamento das Chuvas na Região Metropolitana do Recife

Foto: Leandro de Santana

Jaboatão dos Guararapes foi o epicentro de um encontro estratégico que reuniu gestores dos órgãos de Defesa Civil dos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR). A iniciativa, realizada na última terça-feira (12) na UNIFG, em Piedade, integra os preparativos para a Operação Inverno 2024. Com a participação de mais de 50 pessoas, o evento teve como objetivo promover a conexão e a troca de conhecimentos entre os gestores, visando uma abordagem mais integrada e proativa para enfrentar o período de chuvas.

Antecedendo esse encontro estratégico, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Estadual realizou visitas técnicas às Defesas Civis da RMR, explorando a estrutura de cada órgão. “O objetivo foi identificar riscos e ameaças comuns na RMR, elaborar um diagnóstico e apresentar hoje os resultados obtidos. É crucial compartilhar boas práticas e experiências, permitindo que os gestores se conheçam melhor e estejam mais preparados para oferecer apoio mútuo quando necessário“, ressaltou o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Coronel Clóvis Ramalho.

O secretário de Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, Coronel Elton Moura, destacou a relevância de sediar o evento e enfatizou o compromisso do município com ações significativas na mitigação dos riscos existentes e na promoção de ações preventivas. Jaboatão dos Guararapes teve a honra de ser escolhido para liderar esse encontro anual, que acontece após a visita da Defesa Civil estadual às cidades, momento em que são apresentados os planos de operação para o período de chuvas. A cooperação regional é fundamental para enfrentar desafios comuns e fortalecer a resiliência diante de eventos climáticos adversos.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *