Junho chegou para te libertar da procrastinação: Como enfrentar a procrastinação com as energias deste fim de semana

 Junho chegou para te libertar da procrastinação: Como enfrentar a procrastinação com as energias deste fim de semana

por Raphael Valente

Você já deve ter passado por uma situação em que adiou uma tarefa importante até o último minuto. Ou ainda, já se pegou no meio de uma rotina estressante, sem motivos aparentes para evitar fazer o que precisa ser feito. Se isso acontece com frequência, é possível que você esteja passando por um processo de procrastinação. Para te ajudar a se libertar disso, o mês de junho acabou de chegar para nos trazer esperanças, pois é considerado um dos meses mais “energéticos” do ano, do ponto de vista da astrologia e da espiritualidade. É em junho que ocorre o Solstício, ou seja, o momento em que o Sol está mais distante do nosso Hemisfério Sul, marcando a chegada do inverno.

Por estarmos nos aproximando também da segunda metade do ano, é natural que, a partir desta época, comecemos a avaliar aqueles planos que projetamos lá em janeiro. Será que está dando tudo certo? É preciso mudar a direção de algo? Estou realmente caminhando naquele sentido que tracei quando meu ano começou?

Aproveite, pois a subida energética de frequência virá com força total neste novo mês. Se você sente que é preciso rever sua postura diante dos seus projetos, está na hora de repensar a maneira como você lida com a auto sabotagem e a procrastinação.

A procrastinação é a tendência de sempre adiar tarefas que precisam ser realizadas e pode acontecer por diversas razões, que vão desde fatores psicológicos, como ansiedade e transtornos de humor, até uma simples falta de motivação. Algumas pessoas podem adiar tarefas por medo do fracasso, outras por falta de tempo ou por dificuldades em lidar com prazos. Outra causa comum é a nossa tendência natural de preferir atividades prazerosas a tarefas menos atraentes. Isso pode levar ao hábito de procrastinar, já que a sensação imediata de bem-estar é mais valorizada do que a satisfação a longo prazo de ter cumprido uma meta importante. Nós somos movidos por um neurotransmissor chamado de Dopamina, que nos traz a sensação de recompensa e nos dá prazer e satisfação. É por isso que, por vezes, nos pegamos fazendo tarefas satisfatórias que dão prazer no curto prazo, por exemplo, quando você fecha aquela planilha de cálculos complexa do trabalho e, num piscar de olhos, está rolando a tela do celular com vídeos curtos das redes sociais. É muito mais gostoso fazer uma tarefa que me dá prazer agora, do que sentir essa sensação apenas quando um projeto trabalhoso for concluído.

E o mais grave, é que o vício de ter esse prazerzinho no curto prazo, gera uma dor maior no longo prazo, por nos causar a sensação de não estarmos sendo produtivos, podendo afetar também, nossa autoestima. Quando adiamos tarefas importantes, podemos nos sentir frustrados, incapazes e até mesmo ansiosos, podendo gerar uma bola de neve e consequências práticas, como prazos perdidos, problemas no trabalho e baixo desempenho acadêmico.

Para lidar com a procrastinação, é preciso identificar os gatilhos que estão disparando este hábito em você. Por exemplo, se a procrastinação é causada por ansiedade, então podemos precisar de ajuda profissional para superar essa questão. No entanto, alguns hábitos podem ajudar a lidar com a procrastinação em geral. Uma das maneiras é dividir o trabalho em pequenas tarefas, estabelecendo metas realistas para cada uma delas. Isso pode fazer a tarefa parecer menos assustadora e mais fácil de ser realizada. Outra estratégia é priorizar as tarefas mais importantes, definindo prazos firmes para realizar cada uma delas.

É importante lembrar que a procrastinação é um hábito, e como tal é possível superá-lo através disciplina. Todo dia um pouquinho mais, um pouquinho mais todo dia. Comece com pequenos passos para criar o hábito de fazer as tarefas em tempo hábil, e você perceberá que a procrastinação pode ser superada. Uma pesquisa feita pela Universidade de Carleton** no Canadá, descobriu que as pessoas que procrastinam são menos capazes de regular suas emoções, podendo desenvolver quadros mais complexos como ansiedade e depressão. Portanto, ao lidar com a procrastinação, pode ser útil aprender mais sobre inteligência emocional e estratégias para lidar com emoções intensas.

Lembre-se que o Sol continua no signo de Gêmeos nesta próxima semana, o que significa que é um ótimo momento para ventilar novas ideias mentais, pensar fora da caixinha, buscar soluções inovadoras e manifestar tudo aquilo que você sente por meio da sua comunicação. Para aproveitar toda essa energia geminiana e vencer a procrastinação, é preciso trabalhar a sua mente para ter foco, concentração e, de preferência, fazer uma coisa de cada vez. Não há prática mais eficiente para tudo isso do que a meditação. Convido você a participar de uma experiência de meditação energética comigo, gratuitamente, na próxima terça-feira, às 21h, em meu instagram @viaenergia , pra você dar um basta nessa vontade ingrata de empurrar a própria vida com a barriga.

*Raphael Valente é terapeuta holístico, reikiano, radiestesista e especialista em práticas integrativas para equilíbrio mental, emocional, espiritual e energético. Após descobrir um câncer em 2016, Raphael foi buscar respostas na cultura oriental e, em 2019, fundou seu espaço terapêutico Via Energia, onde conduz diversas práticas energéticas, tendo atendido mais de 3 mil assistidos como terapeuta e oferecendo meditações gratuitas ao vivo em seu Instagram @viaenergia, por onde já passaram mais de 100 mil pessoas.

Fonte: An Examination of the Relations between Emotional Intelligence and Procrastination by Eric Heward, Carleton University, Ottawa, Canada.
https://curve.carleton.ca/system/files/etd/2d448770-93c7-4084-bb37-75aecac9e05c/etd_pdf/22d6f938820bbe667ab01d7f27ed7f85/heward-anexaminationoftherelationsbetweenemotional.pdf

mmscriacoes

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *