Juntas registram passagem do Dia Nacional do Surdo

 Juntas registram passagem do Dia Nacional do Surdo

INCLUSÃO – Jô Cavalcanti discursou acompanhada por uma intérprete de Libras. Foto: Roberto Soares

Representante do mandato coletivo Juntas (PSOL), a deputada Jô Cavalcanti discursou, na Reunião Plenária desta quinta (26), acompanhada por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A parlamentar registrou a passagem do Dia Nacional do Surdo e tratou tanto das conquistas já alcançadas quanto dos desafios ainda enfrentados por essa parcela da população.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citados pela parlamentar apontam que cerca de 1,1% da população brasileira tem alguma deficiência auditiva. Dentre os avanços registrados pela psolista para essa parcela da população estão a Lei Federal n° 10.436/2002, que reconheceu a Libras como língua oficial do Brasil, e o Decreto n° 5626/2005, que torna obrigatório o ensino dessa disciplina na formação de professores no País.

“Reafirmamos o compromisso da nossa mandata de tratar as pautas de interesse dos grupos invisibilizados. Por isso, acreditamos que o Governo do Estado precisa melhorar e ampliar as políticas para a população surda”, registrou. Jô Cavalcanti defendeu, ainda, que a Alepe avance nas iniciativas de inclusão. “Temos realizado ações importantes, mas alerto que ainda há um longo caminho a ser percorrido, como a contratação de intérpretes de Libras para atuar nos eventos da Casa.”

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *