LIVRO INFANTIL DA ONG GIRAL É LANÇADO NA LIVRARIA JAQUEIRA

Obra baseada em histórias reais valoriza a infância rural e chega a 12 escolas em 2025.

 LIVRO INFANTIL DA ONG GIRAL É LANÇADO NA LIVRARIA JAQUEIRA Obra baseada em histórias reais valoriza a infância rural e chega a 12 escolas em 2025.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itapissuma, através da Secretaria de Saúde e o Centro de Especialidades Casinha Azul do Bem – CECAB, realiza nesta quarta-feira (2), o Dia D do Autismo com a Edição Open House – casa aberta. O evento acontece a partir das 9h no Centro de Especialidades Casinha Azul do Bem que fica na Rua Manoel Borba, 282, Centro de Itapissuma.

Entre as atividades, estão programadas ações de incentivo e percepções motoras, visuais e sensoriais para o público autista, além de atividades que simulam para o público em geral os estímulos do TEA (como o autista se sente quando chegam ao ambiente que é muito iluminado e como o cérebro processa esse tipo de informação, por exemplo).

Em outro ambiente, na sala de Assistente Social, os pais poderão se aprofundar sobre temas e os direitos assegurados por lei para as crianças autistas, além de realizar a emissão gratuita do Cartão Livre Acesso.

De acordo com a Coordenadora da Casinha Azul de Itapisusma, Rayane Oliveira, o evento promete mostrar a força dessas crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento. “É com isso que a gente aqui no CECAB trabalha as crianças de 0 a 17 anos, com esse propósito. Para que elas consigam desenvolver e futuramente possam ser médicos, advogados… Possam ser aptos e capazes de cuidar da gente, de cuidar dos nossos filhos, de cuidar dos nossos netos, de vivenciar as suas próprias experiências, de vivenciar a sua vida como um indivíduo, mesmo dentro do espectro autista”, pontuou.

A gente vai experienciar como é a questão sensorial dos autistas, como eles se deparam nessa sensibilidade que eles têm na questão sensorial, como é pisar no chão, a gente vai ter essa proposta aqui para o público, que não está dentro desse aspecto, como é as luzes, a experiência com os olhos, audição, então como trabalhar esses órgãos do sentido como essa vivência, para que a gente consiga, de forma sensível, entender melhor, neurologicamente, como é que funciona essa pessoa”, finalizou a coordenadora Raiane Oliveira.

Confira as Ações Programadas

1 – Orientação sobre o VEM Livre Acesso;

2 – Inscrições para o CIPTEA (Carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista);

3 – Orientação e entrega de Kits de saúde bucal e aplicação de Flúor;

4 – Consultoria com Assistente Social Lidiane;

5 – Salas de Experiência Imersiva;

6 – Recreação e atividade terapêuticas;

7 – Cinoterapia.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *