Lula Defende Investimento na Educação em Visita ao Enem: “O Futuro do Brasil Passa Pela Educação”

 Lula Defende Investimento na Educação em Visita ao Enem: “O Futuro do Brasil Passa Pela Educação”

Foto: Ricardo Stuckert

Em um dia histórico que marca o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, o ex-presidente visitou a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Durante sua visita, Lula destacou a importância do investimento em educação como a chave para o futuro do país.

Continuamos investindo muito em educação e temos em mente que, sem educação, esse país não dará o salto de qualidade que todos nós sonhamos. É por isso que eu digo sempre que investir em educação não é gasto, é investimento,” afirmou o presidente.

Lula enfatizou o caráter histórico do dia, sendo o primeiro Enem após seu retorno à Presidência, e expressou a esperança de que cada vez mais jovens e pessoas idosas se inscrevam para a prova. O ex-presidente entende que o Enem deve se tornar cada vez mais atrativo para todas as idades.

Outro ponto de destaque é o crescimento no número de inscritos, que atingiu a marca de 3,9 milhões neste ano. Lula destacou esse aumento como um sinal do desejo dos jovens de retomar seus estudos e, quem sabe, concluir o ensino superior.

O ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que os problemas decorrentes das chuvas em São Paulo, que deixaram regiões sem energia elétrica, foram resolvidos para que todas as escolas tenham condições de aplicar as provas. Ele ressaltou a parceria com o Ministério das Minas e Energia e o Governo de São Paulo na solução desses problemas.

A visita de Lula ao Inep e sua ênfase na importância da educação como um investimento estratégico demonstram um compromisso renovado com a melhoria do sistema educacional no Brasil e o potencial de transformação que a educação pode proporcionar.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *