Manifestação reúne mais de 65 mil pessoas em Boa Viagem
Ato pró-governo realizado na tarde desse domingo (26), reuniu mais de 65 mil pessoas, segundo os organizadores. A Polícia Militar de Pernambuco não divulga estimativa de participantes em manifestações de rua. A demonstração em defesa das reformas propostas pelo Governo Federal teve início às 14h, saindo da padaria Boa Viagem em direção ao Segundo Jardim, Zona Sul do Recife.
Com gritos de “Viva Sérgio Moro!”, “Viva Bolsonaro!”, “Abaixo à esquerda!” e com músicas da campanha presidencial de 2018 sendo tocadas em alguns trios. O público presente, majoritariamente, com bandeiras do Brasil, vestidos de verde e amarelo, estava pedindo a aprovação da reforma da previdência, do ministro Paulo Guedes, e do projeto anticrime do ministro Sérgio Moro. Em um dos trios foram lidos os nomes de todos os deputados pernambucanos que votaram pela retirada do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Justiça, e consequentemente, retorno ao Ministério da Economia.
“Hoje o povo de Pernambuco mostrou que está disposto a lutar pela mudança. Nossa manifestação é mostrar que estamos juntos com o nosso Presidente Bolsonaro e apoiamos as medidas necessárias para transformar o país” afirmou o deputado Marco Aurélio (PRTB). Os atos ocorreram em várias capitais e cidades do interior. Ao menos 156 cidades em 26 estados e no Distrito Federal participaram dos atos. As maiores manifestações foram registradas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A deputada Clarissa Tércio (PSC) declarou que “é uma emoção indescritível estar aqui [manifestação], ver às ruas tomadas de verde e amarelo. É uma emoção contagiante de um povo alegre, guerreiro e que não foge à luta”. A deputada também afirmou que existe rejeição de alguns setores da sociedade ao governo Bolsonaro, “mas é muito pequena”.
Durante o percurso de 1,5 Km, houveram shows da Banda Torpedo, Sedutora, Gabi Lapenda e outros artistas da região. O evento que colocou sete trios na avenida, obteve o apoio dos deputados estaduais Marco Aurélio meu amigo (PRTB) e Clarissa Tércio (PSC) além de movimentos, como o Direita Pernambuco, Brasil 200, Liberta Pernambuco e Endireita Pernambuco.
Por Douglas Hacknen – Recife