MDF ou MDP: Floraplac explica as diferenças e indica o melhor produto

Na hora de criar um projeto de design de interiores ou reformar uma casa, sempre surge a dúvida sobre qual material é melhor: MDP ou MDF? Com suas especificidades, os produtos têm um custo mais acessível que a madeira e uma variedade de cores e acabamentos. A Floraplac, empresa de referência nacional na produção de MDF alto padrão, explica quais as diferenças entre o MDP/MDF e também esclarece dicas de como fazer a escolha certa nos seus projetos. Confira:
MDF
Bastante utilizado em criações mais robustas e elaboradas, o MDF é um material resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas, costuma ser utilizado em artesanato, decoração, construção civil e fabricação de móveis. Por ser um produto mais maleável, que permite a manipulação sem o estrago do material, o MDF sempre aparece como melhor opção. Além disso, é um material ecologicamente sustentável e tem o melhor custo-benefício.
O produto costuma ter preços mais acessíveis do que outros materiais como madeiras maciças, entregando o mesmo nível de qualidade e resistência durante um longo tempo. “Não há como dúvidas que o MDF é o melhor produto para se usar, já que tem flexibilidade, fácil manuseio e conta com vasta gama de texturas e cores, o que torna mais fácil de trabalhar. Além disso, a utilização do MDF evita o desmatamento e uso indiscriminado de árvores nativas da Amazônia”, explica Argeu Duarte, diretor comercial da Floraplac.
MDP
Formado por três camadas de partículas de madeira, o MDP é um material que tem uma grossa no miolo e duas finas na superfície. Devido a sua alta resistência, ele é utilizado na parte estrutural de móveis, porém é menos maleável que o MDF. “O MDP também não resiste muito ao atrito e o MDF resiste com mais facilidade à abrasão, mas é um produto bastante usado em situações específicas e fabricação de móveis residenciais ”, afirma Argeu Duarte, diretor comercial da Floraplac.