Mestra de reisado Maria Jacinta recebe título de patrimônio vivo de Pernambuco
Aos 96 anos, a mestra de reisado de Santa Maria da Boa Vista, Maria Jacinta, recebeu o título de patrimônio vivo de Pernambuco. Ela foi diplomada em uma cerimônia virtual que contou com a participação do governador, Paulo Câmara. A honraria é pela dedicação de mais de 60 anos em manter viva a tradição popular.
Para brincar a folia de reis, Maria Jacinta fundou o próprio grupo de reisado na década de 1960, com marido e filhos. Ela leva a tradição até escolas e projetos sociais. “Deu uma ideia de eu convidar algumas pessoas, eu já tinha meus filhos, o marido era sanfoneiro, meu filho baterista. Comecei assim com essa brincadeira”, explicou a mestra.
O grupo ‘Reizado de Maria Jacinta’ é composto hoje por 20 pessoas. São 12 personagens. A brincadeira do reisado já contagiou já até a quarta geração da família. Passar a tradição adiante é uma das preocupações da mestra, que adora ensinar. “Aqui em Santa Maria não tem um prédio de escola que não conheça o meu trabalho”, disse a mestra.
“Estamos todos felizes por ela, porque ela é a mestra em tudo, não só do reisado. Tudo que ela faz ela deposita muito carinho e gosta que as coisas saiam perfeitas. A gente não leva apenas o nome do reisado. Como também leva o nome da cidade. Dá orgulho, nós somos muito felizes”, disse a filha, Marina Sampaio.
A mestra Maria Jacinta já tinha sido reconhecida com o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura, em 2017.