Ministro da Previdência, Carlos Lupi, Estabelece Nova Meta para Reduzir Fila do INSS em 2024

 Ministro da Previdência, Carlos Lupi, Estabelece Nova Meta para Reduzir Fila do INSS em 2024

Foto: Reprodução/Internet

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou hoje uma nova meta para 2024: reduzir o tempo de espera na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 30 dias. Durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS, Lupi afirmou que a fila atualmente está em 49 dias e expressou seu desejo de concluir os benefícios no próprio mês em que são solicitados.

Lupi reconheceu a complexidade do desafio, destacando que a fila, embora possa diminuir, nunca será totalmente eliminada, devido à constante entrada de novos pedidos. “Todo mês entram 900 mil pedidos, 1 milhão de pedidos novos, então todo mês terão pelo menos 900 mil [a] 1 milhão de pessoas pedindo, e ninguém resolve assim, tem que conferir documento, tem que ser justo“, afirmou o ministro.

O anúncio da nova meta contrasta com a promessa anterior de Lupi, que, ao assumir o Ministério da Previdência Social em 2023, havia afirmado o compromisso de zerar a fila até o final de 2023. Nesta quarta-feira, Lupi esclareceu que sua intenção sempre foi reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei, não zerar completamente a fila.

Apesar do desafio contínuo, Lupi ressaltou que houve progresso ao longo de 2023, com a redução do tempo de espera de 80 a 100 dias para os atuais 49 dias. Ele enfatizou que, após atingir a nova meta, o próximo passo será “humanizar” o atendimento do INSS, tornando-o mais eficiente e justo para os beneficiários.

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *