Mônica Felts Recebe Título de Cidadã do Recife em Reconhecimento a Contribuições Científicas e Educacionais

 Mônica Felts Recebe Título de Cidadã do Recife em Reconhecimento a Contribuições Científicas e Educacionais

Foto: Divulgação

Ela desempenhou papel fundamental na formação de centenas de farmacêuticos e na orientação de mestres e doutores, participando ativamente de Programas de Pós-Graduação. Seu trabalho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estende-se ao desenvolvimento de tecnologias e inovações aplicadas à saúde humana, contribuindo, significativamente, para o fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) em Pernambuco. Baseada em qualificações profissionais como essas, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) entregou o Título de Cidadã do Recife a Mônica Felts de La Roca Soares, conhecida por Mônica Felts, em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (20).

Fizeram parte da mesa de honra o vereador Paulo Muniz (PL); a autora da proposição; a homenageada; o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, George Braga, representando a ministra Luciana Santos; a coordenadora do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), de Jaboatão dos Guararapes, Pollyane Medeiros; e o representante do Conselho Federal de Farmácia, José de Arimateia. Mônica Felts é cientista e gestora pública de Ciência, Tecnologia e Inovação; diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-industrial da Saúde do Ministério da Saúde. Ela também é professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Famacêuticas da UFPE.

Ao ocupar a tribuna para fazer a saudação a Mônica Felts, a vereadora Cida Pedrosa disse que celebrar mulheres é, acima de tudo, um ato político. “Historicamente fomos negligenciadas, tratadas como pessoas que não têm direito à história. Foram muitas as cercas que nos impuseram; a família, o casamento, os pecados, o patriarcado. Eles seguem nos escoltando, nos ameaçando com a Bíblia, a bala, a violência política quando ocupamos espaços que dizem ser dos homens. A cada passo que damos, surgem ondas reacionárias que tentam nos dar caldos mortais, como o PL da gravidez infantil, que só foi tirado de pauta devido à mobilização do movimento feminista e a luta diária por manter acesa a chama da nossa cidadania. Enaltecer nossas trajetórias e legados é reafirmar nossa importância na construção e no desenvolvimento desse país. Não há democracia sem a nossa participação, não há futuro possível sem nossa presença”, disse.

Cida Pedrosa destacou que faz parte da sua jornada, enquanto vereadora, abrir cada vez mais espaços para as mulheres. “Por isso, me sinto muito honrada de subir nesta tribuna para celebrar Mônica Felts. Ela é uma renomada cientista que tem uma contribuição acadêmica enorme para nosso estado, para o Brasil”. A parlamentar disse que a contribuição de Mônica Felts para a ciência é amplamente reconhecida no meio por seu caráter inovador. “Ela tem dedicado sua carreira científica ao desenvolvimento de tecnologias que beneficiam populações na luta contra doenças negligenciadas, buscando o desenvolvimento sustentável e social de regiões historicamente apagadas”. Na sua opinião, com a entrega do Título de Cidadã à homenageada “quem ganha é o Recife. Torná-la cidadã recifense é também um grande presente para a cidade, uma vitória para as mulheres que podem inspirar-se em sua trajetória”.

Nascida na cidade de São Paulo, em 14 de novembro de 1983, Mônica Felts de La Roca Soares escolheu Pernambuco como seu lar desde o final de 2005, quando iniciou seu mestrado em Ciências Farmacêuticas na UFPE. Após concluir o curso, prosseguiu com seus estudos e obteve o doutorado, também na UFPE, em 2008, consolidando sua expertise na área Farmacêutica. Inicialmente, dedicou-se à pesquisa e ao ensino na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em 2011, retornou à UFPE, assumindo o cargo de professora na Faculdade de Farmácia.

Mônica estabeleceu acordos de cooperação técnica com diversas Indústrias Farmacêuticas no estado, incluindo na cidade do Recife, demonstrando seu compromisso em impulsionar o Setor Farmacêutico e promover a Pesquisa Científica na região. Sua atuação na área de Bioeconomia e Sustentabilidade evidencia o olhar visionário e responsável que ela traz para o desenvolvimento econômico aliado à Preservação Ambiental. Como parte da sua visão empreendedora, a pesquisadora também é sócia da Gumlife Brasil, uma startup recifense.

Após o discurso, a vereadora Cida Pedrosa entregou o Título de Cidadã do Recife, com a respectiva medalha, a Mônica Felts de La Roca Soares. Em seguida, a mais nova cidadã recifense ocupou a tribuna e faça as suas colocações. “Eu admiro a capacidade que SP teve de assimilar os diferentes indivíduos e sua aceitação e criação de novos valores. Mas reconheço que em mim ficou apenas a marca da plasticidade. Que até hoje me acompanham. Mas, a cidade do Recife foi quem me agregou e me transformou. No Recife conheci a minha identidade de forma central e estruturante”. Ela disse que Recife é pulsante: “Recife não é uma cidade, mas como disse o poeta João Cabral de Melo Neto; o Recife é uma paisagem. Uma paisagem que se move e se transforma, se dissolve e se recompõe”.

Ela falou da resistência cultural do Recife e da criatividade do seu povo e disse que foi por valores como esses por quem se apaixonou. Ela acrescentou que é encantada pelo Recife, e que veio para esta cidade para “casar” e que encontrou “a cidade certa”. Foi um discurso poético, que falou de música, literatura, cinema, educação, inteligência política. Também falou da Universidade Federal de Pernambuco, citou os seus professores, “através dos quais fui formada e moldada”. Citou pensamentos do educador Paulo Freire e afirmou que “a educação não transforma o mundo, mas a educação muda as pessoas e essas, transformam o mundo”. No final, falou da luta política do abolicionista de José Mariano, patrono da Câmara Municipal do Recife, e disse que era uma honra receber o Título de Cidadã do Recife. Ela também agradeceu a presença de todos que compareceram à solenidade e à iniciativa da vereadora Cida Pedrosa, que lhe concedeu a honraria.

No final, o vereador Paulo Muniz fez uma avaliação da solenidade que presidiue convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *