Moradores interditam Estrada de Aldeia em protesto por mortes e abandono da via Manifestação na PE-027, em Paudalho, cobrou iluminação, sinalização e manutenção após dois acidentes fatais em dez dias.
Manifestação na PE-027, em Paudalho, cobrou iluminação, sinalização e manutenção após dois acidentes fatais em dez dias.

Moradores interditaram Estrada de Aldeia durante protesto em Paudalho — Foto: Reprodução/TV Globo
Moradores fizeram um protesto na rodovia PE-027, conhecida como Estrada de Aldeia, em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (19), para pedir melhorias na via. O trecho foi interditado nos dois sentidos com pneus e entulhos queimados na pista (veja vídeo acima).
Com cartazes pedindo “socorro”, moradores das comunidades de Chã de Cruz, Chã de Conselho e Planalto denunciaram a quantidade de acidentes de trânsito na região. De acordo com a população, foram oito ocorrências com duas mortes nos últimos 10 dias.
A reivindicação é também pela manutenção na via que, de acordo com denúncias, está sem iluminação e sinalização adequadas. Os manifestantes também pedem que seja feita a poda das árvores nas margens da estrada, além de melhorias nas condições da pista, que tem vários buracos.
O protesto foi finalizado por volta das 7h40, quando o fogo foi apagado e o trecho foi liberado para passagem de veículos. A prefeitura de Paudalho foi procurada pela TV Globo, mas não enviou uma resposta sobre o protesto dos moradores até a última atualização desta reportagem.
Resposta do governo
O Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE) informou, por meio de nota, que:
- foi feita a publicação do edital de licitação para a restauração da PE-027;
- a obra irá contemplar os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Paudalho e São Lourenço da Mata;
- a execução da obra terá um prazo de 24 meses a partir da emissão da ordem de serviço;
- o investimento será de R$ 112,7 milhões.
O processo de licitação foi anunciado pelo governo de Pernambuco, por meio do programa PE na Estrada, em março deste ano, mas a reforma da estrada ainda não foi iniciada. Serão recuperados 38 quilômetros da rodovia, com instalação de ciclovia, paisagismo e drenagem urbana, segundo a prefeitura de Camaragibe.
Informações do g1.