Morre Stirling Crawford Moss, uma das lendas da Fórmula 1

O ex-piloto considerado uma das lendas das pistas, morreu neste domingo (12), aos 90 anos, em sua casa em Londres. Segundo a esposa de Moss, Susie Moss, a morte foi em paz na sua casa de Londres. ” Ele morreu como viveu, parecendo fantástico. Ele estava cansado e simplesmente fechou os olhos e foi isso” afirmou ao Daily Mail.
Stirling Crawford Moss foi quatro vezes vice-campeão mundial entre 1955 e 1958, considerada a Era de Ouro da Fórmula 1. Em 1955, o piloto inglês assinou contrato com a Mercedes, e lá se tornou parceiro do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial.
Moss somou 16 vitórias em GPs de Fórmula 1, mas também se destacou na tradicional 24 Horas de Le Mans – prova de resistência disputada desde 1923 na França – concluindo o percurso, por duas vezes seguidas, na segunda posição. Chamado de ‘cavalheiro’ pelo gesto de fair play que lhe acarretou a perda do título mundial em 1958, o inglês foi vice-campeão quatro vezes e parceiro de Manuel Fangio. O ex-piloto mudou a trajetória da Fórmula 1 em 1958, ao vencer o GP da Argentina, pilotando um o carro T43 da Cooper, o primeiro modelo com motor traseiro da história da modalidade.