Mostra “A Torre e o Tempo” conta história da Torre Malakoff

Exposição 'A Torre e o Tempo' Revela a História Fascinante do Observatório que Moldou o Bairro
 Mostra “A Torre e o Tempo” conta história da Torre Malakoff

Exposição ‘A Torre e o Tempo’ Revela a História Fascinante do Observatório que Moldou o Bairro

A exposição “A Torre e o Tempo” ilumina a relevância cultural da Torre Malakoff, um dos monumentos mais emblemáticos do Bairro do Recife e do estado de Pernambuco, com 168 anos de história. Neste evento, promovido pelo Governo de Pernambuco em colaboração com a Secretaria de Cultura, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e o Observatório Cultural Torre Malakoff, os visitantes terão a oportunidade de explorar a trajetória única deste observatório.

A exposição apresenta 14 fotografias antigas da Torre, gentilmente cedidas pela Vila Digital (Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj), Museu da Cidade do Recife, Fundarpe e Secult-PE. Através dessas imagens, os visitantes poderão viajar no tempo e descobrir como a Torre Malakoff desempenhou um papel crucial na transformação sociocultural do Bairro do Recife.

Inaugurada em 1855 como o “Portal Monumental do Arsenal da Marinha”, a Torre Malakoff se tornou um símbolo de resistência, nomeada em referência à famosa fortificação de Sebastopol, na Rússia. Durante seus primeiros anos, a Torre serviu como ponto de entrada e saída para aqueles que chegavam ao Recife pelo mar. Seu Observatório Astronômico, encomendado por Dom Pedro II, abrigava instrumentos vitais para navegadores, como a luneta meridiana e a pêndula, que auxiliavam na navegação oceânica.

Com o tempo, a Torre Malakoff passou por diversas transformações, servindo como relógio da cidade e sede da Capitania dos Portos no início do século 20. Ela quase foi demolida nos anos 1920 como parte de um plano de reforma urbanística proposto pela Marinha do Brasil, mas foi salva graças ao Instituto Arqueológico Histórico Geográfico de Pernambuco (IAHGP) e à mobilização liderada pelo jornalista Mario Melo.

Hoje, a Torre Malakoff é um monumento histórico tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e desempenha um papel fundamental na cena cultural pernambucana. Além de suas salas expositivas e de oficinas, o local conta com um anfiteatro e um mirante observatório, onde o público pode participar de atividades de observação dos astros. A Torre é um símbolo vivo da riqueza cultural e histórica do Recife e do estado de Pernambuco.

Serviço:

Exposição A Torre e o Tempo

Abertura nesta terça-feira, dia 5, das 18h às 21h

Observatório Cultural Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/nº, Bairro do Recife

Mais informações: 81-31843180

Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos domingos, das 15h30 às 19h30

Gratuito

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *