Novo Complexo de Saúde do Salgado em Caruaru Prevê 12 Mil Atendimentos Mensais a Partir de Terça-feira, (2)

 Novo Complexo de Saúde do Salgado em Caruaru Prevê 12 Mil Atendimentos Mensais a Partir de Terça-feira, (2)

Foto: Jorge Farias

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), coloca em operação o tão aguardado Complexo Municipal de Saúde do Salgado Dr. Antônio Vieira. Inaugurado em 27 de dezembro de 2023, o novo espaço integra a Rede Municipal de Saúde, oferecendo quatro serviços essenciais à população caruaruense. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Salgado, principal destaque, passa a funcionar 24 horas por dia, iniciando os atendimentos às 08h.

O Complexo abrange também as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dr. Antônio Vieira I, II e III, operando de segunda à sexta, das 07h30 às 19h30. A farmácia e o Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) completam os serviços, disponíveis de segunda à sexta, das 07h às 17h. Com a combinação dos serviços já existentes e a inclusão dos novos, a previsão é realizar aproximadamente 12 mil atendimentos por mês, atendendo às demandas de saúde da comunidade.

O secretário de Saúde, George Veloso, destaca que o espaço foi projetado para aprimorar o acesso da população à saúde, oferecendo uma assistência ampliada e diversificada em um único local. O Complexo, localizado na rua Presidente Arthur Bernardes, no bairro do Salgado, resulta de um esforço de requalificação que envolveu a transformação da antiga Policlínica em uma estrutura moderna.

Além da revitalização das instalações da UPA do Salgado e da UBS Dr. Antônio Vieira, o Complexo incorpora novas estruturas físicas para a farmácia e o Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). O avanço na oferta de serviços básicos e especializados reforça o compromisso da gestão municipal em promover um sistema de saúde eficiente e acessível.

Simultaneamente, a Prefeitura de Caruaru destaca que a reforma nas unidades de saúde do bairro Vassoural prosseguirá, começando pela UPA do Vassoural. Para garantir a segurança durante a obra, os atendimentos na unidade continuarão até 0h desta segunda (1º), com alternativas para os usuários nas UPAs Estadual, Salgado, Rendeiras e Boa Vista. A UPA da Boa Vista atenderá casos de PEP (Profilaxia Pós Exposição ao HIV).

Os pacientes em observação na UPA do Vassoural serão avaliados e direcionados, conforme o quadro clínico, para hospitais determinados pela Central Estadual de Regulação de Leitos ou outras UPAs, evidenciando o cuidado e a organização no redirecionamento dos serviços de saúde na cidade.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *