Obras de Francisco Brennand são furtadas do Parque das Esculturas, no Recife

foto-escultura
No último sábado (05), foram divulgadas informações sobre a falta de algumas obras no Parque das Esculturas, um dos pontos turísticos do Recife. Uma serpente de bronze e pássaros que ficavam voltados para o Marco Zero foram furtados. Nos suportes, ainda possível visualizar resquícios das esculturas, mas a maior parte foi levada.
Roderick Jordão, ativista, costuma pedalar pelo local e notou o sumiço de algumas partes da serpente. Ele afirma que chego a acionar a Guarda Municipal e a Polícia Militar. “Estava voltando de barco e, quando a gente chegou no píer do Marco Zero, eu comecei a escutar umas batidas metálicas. Isso era umas 19h, 19h30, e estranhei. Como era a noite, eu pensei: ‘o que é que está acontecendo lá no Parque das Esculturas?’. Foi quando eu me liguei que estavam roubando, tirando a serpente, porque ela é toda modulada, são umas seis peças […] Na terça-feira (1º), já não tinha mais serpente nenhuma e tinham roubado também o pelicano, que fica logo na entrada do Parque. Assim como alguns atobás” disse.
Helena Brennand, uma das filhas do artista, falou pelo telefone sobre o ocorrido. “Não sei como conseguiram, aquilo é muito pesado […] É uma obra pública desvalorizada. É um monumento que representa o Recife como a Torre Eiffel em Paris”, lamentou.
O Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand divulgou uma nota e afirmou que recebeu a notícia com profunda indignação. “É imprescindível que as autoridades públicas competentes tomem as devidas providências para recuperar o conjunto de esculturas, que as obras sejam refeitas e reinstaladas, e as melhorias na conservação e na segurança do espaço sejam implementadas de forma permanente”, diz trecho da nota.
Por Mariane Magno