Obras para alargamento da BR-232 no Recife começa nesta quinta-feira (10); veja as mudanças

 Obras para alargamento da BR-232 no Recife começa nesta quinta-feira (10); veja as mudanças

As obras de triplicação do trecho de 6,8 quilômetros da BR-232 localizado no acesso à Região Metropolitana do Recife (RMR) iniciam nesta quinta-feira (10). Por causa do serviço na rodovia, trechos serão interditados. A medida impactará os cerca de 70 mil motoristas que circulam pela área diariamente.

Inicialmente, a pista principal da via, no sentido Recife/Caruaru, será interditada em um sub-trecho de 500 metros, nas imediações do Jardim Botânico do Recife. No sentindo oposto, o trecho fechado para trânsito será após o Atacado dos Presentes, na altura do acesso ao bairro do Totó, Zona Oeste da capital pernambucana.

Enquanto os trechos estiverem interditados, o tráfego será deslocado para as vias marginais da BR-232. Serão implantados desvios e toda a sinalização necessária para assegurar a fluidez e a segurança do tráfego no trecho da obra, que contará com o apoio dos órgãos de trânsito.

A triplicação da BR-232, com 70% da obra no Recife, tem aporte na ordem dos R$ 100 milhões. A obra é executada pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE) e coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A intervenção tem prazo de conclusão de até 12 meses.

De acordo com o presidente do DER-PE, Maurício Canuto, após a intervenção, os veículos, que hoje percorrem o trajeto em 50 minutos, passarão a concluir o percurso em menos de meia hora.

“No total, cada pista vai ficar com 10,5 metros, com todas as características de uma rodovia adequada. Nós vamos ter três passarelas, implantação de retornos, ciclovias, calçadas, paisagismo e iluminação de Led”, informou.

Obras

O trecho da triplicação compreenderá a entrada da BR-101 (km 4,70) até a entrada da BR-408 (km 11,50). O objetivo é promover a fluidez da via, que é o principal acesso do interior à capital pernambucana, além de fortalecer a infraestrutura logística e assegurar a integração dos modais de transporte, melhorando a mobilidade urbana e a acessibilidade dos usuários.

A iniciativa prevê, além de uma terceira faixa, a requalificação do pavimento em placa de concreto na pista principal e do asfalto nas marginais; três passarelas; novo sistema de drenagem; implantação de retornos; realocação e redimensionamento das paradas de ônibus existentes; implantação de uma ciclovia e calçadas em concreto; paisagismo; iluminação em LED e sinalização viária horizontal e vertical.

Redação

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