Observatório do Alto da Sé é Reinaugurado com Observação de Eclipse Lunar

Espaço histórico de Olinda retoma atividades com programação científica e cultural para o público.

 Observatório do Alto da Sé é Reinaugurado com Observação de Eclipse Lunar Espaço histórico de Olinda retoma atividades com programação científica e cultural para o público.

Foto: Saulo Aleixo

O Observatório Astronômico do Alto da Sé reabre suas portas, proporcionando ao público a experiência  de observar o eclipse lunar total que iluminou a madrugada  de ontem em todo o Brasil. A reinauguração, que aconteceu na última quinta-feira (13), marca um novo capítulo na história do espaço, reconhecido por sua importância científica e cultural. 

Na oportunidade, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti, destacou que a reabertura do monumento proporcionará à população novas experiências. “Com o Observatório, conseguimos contribuir com acesso à ciência de maneira facilitada e lúdica, além de conectar com a história de Olinda”, destacou o gestor. 

O restauro do equipamento foi fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, e a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. “A partir de uma ação conjunta entre o Estado e o município, conseguimos viabilizar o restauro do Observatório e garantir que toda a população tenha acesso à observação do céu e dos astros“, destacou o diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes de Oliveira.

Durante a cerimônia de reinauguração, o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Luiz Adolpho Alves, destacou a importância do Observatório como um espaço de difusão do conhecimento científico e de valorização do patrimônio cultural. “O Observatório vai além de um ponto turístico; ele é um símbolo histórico. Inaugurado em 1890, carrega mais de um século de histórias que fazem parte da nossa história. Esse monumento representa a força e a sensibilidade do nosso povo, preservando memórias e inspirando gerações”, complementou. 

O evento contou com a presença das autoridades do Governo do Estado e da Prefeitura de Olinda. Entre os presentes estavam Kenys Bonatti, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação; Diogo Lopes de Oliveira, diretor de Sensibilização e Difusão Científica; Luiz Adolpho Alves e Silva, secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda; Odin Neves, secretário executivo de Patrimônio de Olinda; Rosélia Adriana Barbosa da Rocha, coordenadora do Núcleo de Museus da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult); Fred Nóbrega, diretor de Patrimônio e Cultura de Olinda; Aluizio Guimarães, gerente geral de Comunicação da SECTI e Maurílio Manoel Pereira dos Santos, gerente do Museu Espaço Ciência.

Após a solenidade, o público presente teve a oportunidade de acompanhar a observação do eclipse com telescópios disponibilizados no local, sob a orientação dos monitores. A atividade encantou visitantes de todas as idades, reforçando o compromisso do Observatório.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *