Operação de Desocupação em Condomínio de Risco em Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação
Cerca de 200 famílias são retiradas de residencial interditado há anos devido a risco de desabamento.
Uma grande operação envolvendo 350 policiais da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, está em andamento na manhã desta terça-feira (5) para desocupar o Condomínio Vila do Mar, que estava interditado desde 2016 devido ao risco iminente de desabamento. O líder do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT), responsável pela ocupação iniciada em 24 de julho, foi preso em flagrante por desobediência durante a ação.
Identificado como Davi Lira, o homem de 30 anos não acatou as ordens dos oficiais de Justiça nem da polícia para deixar o local considerado perigoso. Após ser detido, ele foi conduzido para a Delegacia de Prazeres, onde prestou depoimento e foi liberado.
O Condomínio Vila do Mar, localizado no bairro de Piedade, abrigava cerca de 200 pessoas, de acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). No entanto, o Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) alega que eram 200 famílias que ocupavam o condomínio.
A decisão de desocupação foi tomada em cumprimento de uma reintegração imediata de posse determinada pela Justiça Federal, considerando o risco eminente de desabamento das estruturas. Os blocos A, B e C do condomínio, que fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, contam com 48 apartamentos cada.
A operação acontece em meio à lembrança da tragédia ocorrida há menos de três semanas, quando um prédio no Conjunto Beira-Mar, em Paulista, também no Grande Recife, desabou, resultando na morte de 14 pessoas e deixando 7 feridas.
Foto: Divulgação