Organização da Sociedade Civil realiza campanha natalina para público LGBTQIAP+

Foto: Divulgação
A Ação Regional de Contribuição Social e Oportunidades (Arco), Organização da Sociedade Civil, está realizando a campanha “Natal de Todas as Cores”, com o intuito de reunir representantes e lideranças de movimentos sociais voltados para pessoas LGBTQIAP+, que passaram os últimos anos enfrentando violência institucional, em decorrência do governo Bolsonaro. A organização fica localizada na Rua Sebastião Mendes Cahú, 27 – Padre Roma, em Jaboatão dos Guararapes e luta pelos direitos e pela inclusão do público LGBTQIAP na sociedade.
O evento acontece no próximo sábado (17), na sede da instituição e deve receber cerca de 60 pessoas. O encontro vai debater e planejar ações para o próximo ano junto a outros coletivos analisando suas potencialidades, dificuldades e buscando caminhos para fortalecer o trabalho dessas iniciativas sociais. Na reunião será lançado o Manifesto da Esperança, um documento da Arco com metas traçadas junto aos movimentos presentes. “O nosso principal objetivo é reunir essas lideranças para que primeiro elas possam se cuidar e entender como essas pessoas chegaram no final desses quatro anos de muito enfrentamento, porque elas sofreram violência, e, agora, precisam se cuidar. Afinal, elas estão produzindo movimento social e estratégias de intervenção para mudar a sociedade”, detalhou Carlos Santos, Presidente e Diretor de Comunicação da Arco.
A época natalina é momento delicado para uma parcela da população LGBTQIAP , que não recebe apoio de seus familiares. Visando acolher este público durante o Natal, a organização tem como enfoque construir uma rede para promover cuidado. “A gente sofre muita violência. O Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas LGBTQIAP no mundo, a cada 27h, uma pessoa LGBTQIAP morre de maneira violenta no país. 90% das pessoas transsexuais estão de maneira compulsória na prostituição. Temos esses índices de violência que falamos e nos assustamos, mas nos acostumamos e seguimos nossas rotinas de trabalhar, de estudar e olhamos para esses dados como apenas dados. Porém, precisamos entender que são esses números são pessoas, como eu e como os nossos convidados e que podemos fazer parte dessas estatísticas”, disse o Presidente e Diretor de Comunicação do movimento.
As pessoas que desejem ajudar na realização da campanha “Natal de Todas as Cores”, podem apoiar através do Pix da Arco, cuja chave é: [email protected]. Outra opção é doação de cestas básicas, na qual a entregar ser combinada pelo Instagram da Organização da Sociedade Civil, o @ong.arco. O movimento também está com vagas para voluntariado.